A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), realiza nesta sexta-feira (11), a terceira edição da Feira de Ciências de Alagoas (Feceal). A feira reúne 40 projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual e será realizada das 9h às 21h, no estacionamento do Maceió Shopping, em Mangabeiras, e é aberta ao público em geral.
O evento visa divulgar e valorizar a produção científica das escolas da rede estadual, bem como incentivar o interesse do aluno da Educação Básica pela pesquisa. Na ocasião, serão expostos trabalhos nas áreas de Química, Biologia e Matemática, os quais foram indicados e selecionados nas etapas regionais da Feceal promovidas pelas 11 Gerências Regionais de Educação (Geres). Cada Gere leva para o evento desta sexta-feira três projetos que serão expostos pelos estudantes e seus professores-orientadores. Alguns destes trabalhos já foram apresentados em feiras e mostras de renome nacional e internacional, a exemplo da Febrace-USP, Mostratec, no Rio Grande do Sul, Ciência Jovem, em Pernambuco e a Mostra Nacional de Robótica, em Minas Gerais.
“É uma imensa alegria poder partilhar desse momento com os nossos alunos. Para chegar até aqui, cada equipe trilhou um longo caminho em busca de trazer para a vida prática os conhecimentos científicos aprendidos na escola”, destaca a secretária executiva da Educação, Laura Souza.
A coordenadora do evento, Nathaly Marques, comemora o crescimento da feira neste período de três anos. “A Feceal é a culminância de tudo que é realizado de âmbito científico na escola. A cada edição, a participação aumenta: ano passado foram 28 projetos, este ano, 40. Esta ampliação é fruto da socialização e reconhecimento do que vem sendo feito, da valorização aos trabalhos já realizados. Temos escolas já realizando mostras científicas próprias e outras com representação em eventos de âmbito nacional”, ressalta Marques .
Expansão em 2016
A partir de 2016, a Seduc pretende reformular e expandir a Feceal. É o que adianta Laura Souza. “Entendemos que a Feceal é um instrumento valioso para a descoberta de potencialidades, para o desenvolvimento do método, do raciocínio lógico, da criatividade e para o incentivo da comunicação oral e, principalmente, do protagonismo do aluno. Queremos também utilizar a feira para aproximar a sociedade da escola pública, por isso investimos nesse novo formato”, explica a secretária executiva da Educação.
