Atual vice-campeão em Wimbledon, Roger Federer teve a honra de abrir a programação da Quadra Central do Grand Slam britânico e não decepcionou os fãs londrinos. O suíço número 2 do mundo venceu em sets diretos (7/5, 6/3 e 6/2) o taiwanês Yen-Hsun Lu, número 65 do mundo.
Jogando à vontade e variando bem seus golpes, Federer só tomou um pequeno susto no primeiro set, quando teve seu saque quebrado no quinto game. O suíço se recuperou e devolveu a quebra logo em seguida. A partir dali, dominou a partida e não deu mais chances ao adversário.
Pentacampeão (2003-2007) do Grand Slam britânico, Federer alcançará duas marcas importantes se conquistar seu sexto título em Wimbledon: ultrapassará Pete Sampras e chegará a 16 títulos de Grand Slam, número recorde, e voltará a ocupar a liderança do ranking mundial, atualmente nas mãos de Rafael Nadal.
O espanhol teria a honra de abrir a programação da Quadra Central, já que conquistou o título no ano passado, mas não disputa o torneio por causa de tendinite nos dois joelhos.
Blake se despede
O americano James Blake foi a primeira decepção do Torneio de Wimbledon este ano. Atual 17º colocado no ranking mundial, ele foi surpreendido pelo italiano Andreas Seppi (50) por 7/5, 6/4 e 7/6(5).