Quem sonha com a casa própria, sempre procura por apartamentos na planta ou apartamentos prontos para morar. No entanto, saiba que alguns detalhes podem te impedir de comprar aquele apartamento em São Paulo que você tanto sonha.
A compra ou o financiamento imobiliário de apartamentos é uma facilidade proporcionada aos compradores por bancos, empresas e até mesmo pelas políticas públicas federais. Porém, para que essa vantagem seja concedida, é necessário que alguns documentos estejam em dia.
Caso as exigências para a liberação do crédito não sejam atendidas, o sonho de ter um apartamento studio e pagá-lo em parcelas e com juros baixos, não se realiza.
Por isso, se você deseja ter um apartamento ou imóvel próprio, atente-se aos detalhes que podem te impedir de realizar a compra.
Nome cadastrado no SPC ou SERASA
Estar com o “nome sujo” em órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou SERASA, pode te atrapalhar e muito na hora de comprar um imóvel ou apartamento na planta.
Ao abrir um requerimento de financiamento, os bancos realizam a análise para verificar se você não está em dívida com algum outro órgão. Caso o seu nome esteja positivado, o crédito imobiliário é negado, já que, para todos os efeitos, você não pode pagar as parcelas.
Para que isso não aconteça, é recomendado que você procure realizar essa análise antes de buscar a aprovação de crédito para a compra do apartamento no centro de São Paulo.
Realize a negociação da dívida com a empresa em questão e volte a ter o seu nome negativado, ficando livre novamente para buscar o financiamento.
Cheques sem fundo em seu nome
O CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo) é um departamento do Banco Central que disponibiliza informações do indivíduo quando algum cheque sem fundo é utilizado em seu nome.
Na hora de financiar um apartamento em São Paulo ou em qualquer outro lugar, o CPF cadastrado nesse banco de dados define se o crédito imobiliário será ou não liberado.
Para resolver esse problema e garantir a compra de um apartamento pronto para morar em SP ou na Zona Oeste, você vai precisar negociar o débito e entrar em contato com o seu banco.
Apartamento em inventário
Além de se preocupar com os seus documentos pessoais como comprador, é preciso prestar atenção nos documentos do imóvel antes de comprar um apartamento à venda em São Paulo.
Esse detalhe não está relacionado às concessões de crédito, mas sim à liberação de venda por parte da família proprietária, já que o apartamento se encontra nesta situação.
Na hora de comprar um apartamento que está incluído em um processo de inventário, certifique-se de ter em mãos o alvará expedido pela Justiça, autorizando a venda da propriedade.
Com esse documento, você garante a legalidade da posse sobre o apartamento.
Resolver essas pendências, caso elas existam, é muito importante para que você não fique cada vez mais longe de comprar aquele apartamento studio no centro de São Paulo ou em qualquer outro lugar do país.
