O programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal e tem o objetivo de ampliar o acesso de toda a população aos medicamentos considerados essenciais, ou seja, aqueles que satisfazem às necessidades de saúde prioritárias dos usuários. Esses medicamentos essenciais já são disponibilizados pela rede pública municipal nas unidades de saúde, mas agora os usuários contam com mais essa alternativa.
As unidades próprias do programa contam com uma lista de 112 medicamentos, os quais são dispensados pelo seu valor de custo, representando a redução de até 90% do valor de mercado. A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades é a apresentação do CPF, juntamente com a receita médica ou odontológica. Tal exigência visa evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.
Segundo o coordenador de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Venício Rocha, os medicamentos encontrados na rede de Farmácia Popular também são encontrados na atenção básica e atendem cerca de 80% das doenças com maior incidência na população. “São medicamentos para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, cólicas, queimaduras e inflamações, além de anticoncepcionais”, afirmou.
No Brasil, 33 milhões de brasileiros têm hipertensão arterial. Desse número, 22,6 milhões são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa 80% da demanda. Já entre os 7,5 milhões de diabéticos existentes no país, seis milhões recebem atendimento pelo SUS. Atenta a essa realidade, o programa, desde 2011, viabiliza a gratuidade dos medicamentos para hipertensão, diabetes e também para asma.
Onde encontrar?
No Brasil, o programa Farmácia Popular conta com 544 estabelecimentos e em Alagoas existem nove unidades. As farmácias do Programa em Alagoas podem ser encontradas nos seguintes municípios: Arapiraca, Atalaia, Delmiro Gouveia, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela e União dos Palmares.
Já em Maceió, existem farmácias populares nos seguintes bairros: Barro Duro, Benedito Bentes, Cambona, Centro, Farol, Feitosa, Gruta de Lourdes, Jacarecica, Jacintinho, Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara, Pinheiro, Poço, Ponta Grossa, Ponta Verde, Prado, Santa Lúcia, Serraria, Tabuleiro do Martins e Vergel do Lago, em um total de 72 estabelecimentos.
Em 2006, o Ministério da Saúde expandiu o Programa Farmácia Popular do Brasil e lançou o chamado “Aqui tem Farmácia Popular”, mediante credenciamento da rede privada de farmácias e drogarias com o objetivo de levar o benefício da aquisição de medicamentos essenciais a baixo custo a mais lugares e mais pessoas. Em Alagoas, temos 161 estabelecimentos farmacêuticos credenciados, sendo 72 em Maceió.
Confira a lista de medicamentos gratuitos
– Atenolol (25mg)
– Captopril (125 mg)
– Enalapril (10 mg)
– Furosemida (40 mg)
– Glibenclamida (5mg)
– Hidroclorotiazida (25mg)
– Metformina (500mg)
– Metformina (850mg)
– Metildopa (250 mg)
– Nifedipino (20 mg)
– Proponolol ( 40 mg)
– Verapamil (80 mg)
– Losartana (50 mg)
