A Coordenação de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) promoveu este mês mais uma etapa de treinamento no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Sistema Hórus). Direcionado a todos os farmacêuticos das unidades de saúde do município, o treinamento tem como objetivo garantir a eficiência da operacionalização do novo sistema, que já começou a ser utilizado na dispensação de medicamentos, possibilitando um maior controle sobre as ações de assistência farmacêutica.
Segundo os consultores do Ministério da Saúde que ministraram o treinamento, 1.200 municípios brasileiros já foram capacitados para operar o Hórus, 76 deles em Alagoas, que tem Maceió como destaque, por apresentar o processo mais avançado de implantação do sistema, criado para monitorar a entrada, saída e dispensação de medicamentos, que representam o segundo maior recurso gasto no País.
“Além de garantir transparência ao processo, a utilização do Hórus vai possibilitar à capital alagoana o gerenciamento eficiente de cerca de R$ 27 milhões/ano, isso só em recursos da farmácia básica”, frisou o consultor Suetônio Queiroz.
De acordo com a Coordenação de Farmácia, até o final do ano, metade das unidades de saúde do município estará utilizando o novo sistema, com o qual já vem operando – para o elenco de medicamentos da saúde mental – o PAM Salgadinho, a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), o Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira e as sete unidades de referência.
“A operacionalização do novo sistema nos permitirá evitar não só desvios e falhas no processo, mas também o desabastecimento das unidades”, afirmou o coordenador Eli Carlos Machado, ressaltando também que o Ministério está disponibilizando o sistema gratuitamente, cabendo ao município apenas arcar, como contrapartida, com a parte operacional do Hórus.
Eli Carlos lembra, ainda, que, até dezembro, todos os usuários que retirarem medicamentos nas farmácias da rede pública de saúde terão que fazer seu cadastro no novo sistema, utilizando, para isso, seu cartão SUS, a carteira de identidade e um comprovante de residência. Na unidade do Salgadinho já está em funcionamento – das 7h às 12h – uma Central de Cadastro.