Muita gente tem medicamentos guardados em casa, mas nem todo mundo está atento a como armazenar da maneira correta. Por isso, a farmacêutica Michelle Oliveira, do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), dá algumas dicas importantes.
“Os fármacos de casa precisam estar dentro de uma temperatura ideal e longe da luz. Precisamos verificar as datas de validade dos comprimidos, cápsulas, e líquidos. Estes últimos precisam de mais atenção se já estiverem abertos. A data de validade, depois de aberto, é equivalente só a 25%”, salienta a profissional.
Essas dicas são muito importantes, porque se não forem seguidas, podem afetar a eficácia terapêutica da medicação. Lembrando que os fármacos só podem ser adquiridos após prescrição de um profissional da saúde, como o médico e o dentista.
Outro ponto importante é a forma de descarte do remédio. “Nós não podemos chegar, abrir um frasco e descartar ele no esgoto. A gente pode prejudicar todo o meio ambiente. Lembrando que existem postos de coletas específicos para descartes de medicamentos”, afirma a farmacêutica Michelle Oliveira.
Para encontrar o posto de coleta mais próximo, é só acessar o site https://www.descarteconsciente.com.br/pontos-de-coleta e digitar o CEP (Código de Endereçamento Postal). Na estação coletora siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.
Agência Alagoas