A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) esteve presente na abertura da 18° edição da Semana de Extensão (Semex) da Universidade Tiradentes (Unit). Realizado entre os dias 23 a 26 de abril, o evento reuniu a comunidade acadêmica para discutir o tema “Diversidade e Inclusão: Pluralidade na Extensão Universitária”.
Representando a Fundação, estiveram no evento a diretora técnica, Carla Xavier, e o coordenador executivo do Programa de Inovação Tecnológica (Proint) da Fapitec/SE, Paulo César Alves. Na ocasião, foi destacada a importância do estímulo e fomento aos programas de extensão, promovendo uma integração entre os saberes acadêmicos e as necessidades da sociedade sergipana.
“A realização da Semana de extensão tem um relevante papel para a aproximação dos conhecimentos acadêmicos científicos com a comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento social, econômico e cultural”, declarou a diretora técnica da Fapitec/SE, Carla Xavier.
Além disso, para o coordenador do Proint, Paulo César, o evento é uma ótima oportunidade de apresentar aos discentes os programas promovidos pela Fapitec/SE. “A universidade é uma instituição fundamental para a difusão de conhecimentos e produções científicas. Esta aproximação é oportuna para a discussão dos programas viabilizados pela Fundação”, disse.
O coordenador de extensão da Unit, professor Geraldo Calasans, destacou a importância da discussão do tema. ”A gente entende que falar de diversidade e inclusão, um tema tão atual e importante. É fundamental para que os alunos aprofundem esse conhecimento nas várias atividades que vão ser realizadas”, explicou.
Semex
Além da realização de seminários, palestras, minicursos e outras ações, a Semex também oportuniza aos estudantes a possibilidade de submissão de trabalhos acadêmicos, na modalidade teórico-empírico que foram resultados de projetos ou atividades de extensão universitária.
Por Agência Sergipe