×

Alagoas

Fapeal avalia projetos de pesquisa na área da saúde

Trinta projetos de pesquisa da área de saúde tiveram seus resultados apresentados no Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), finalizado na última quarta-feira (26), no Hotel Tropicalis, em Maceió. Os trabalhos, que serão finalizados em 2015, foram selecionados por meio da Chamada PPSUS 02/2013, e receberam recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

“O Governo de Alagoas é considerado referência na gestão do PPSUS, por meio da Fapeal. Ele aponta soluções de políticas públicas adequadas à melhoria de nosso sistema de saúde, e devido à importância desse serviço, o qual a maioria da população é dependente, a Fapeal se sente na obrigação de dar essa contribuição com sua expertise. Estamos satisfeitos com os resultados dessa ação”, concluiu a presidenta da fundação, Janesmar Cavalcanti.

Entre os trabalhos apresentados está o do pesquisador Marcílio Ferreira de Souza Júnior, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), ntitulada “Mapeamento dos atendimentos móveis de urgência do SAMU-AL a partir de um sistema de informações georreferenciadas”, na área de Inovação da Gestão Pública. A pesquisa defende a abrangência do controle de atendimento do SAMU por meio de um sistema inovador.

“Quando o mapeamento estiver concluído, o Samu poderá, por exemplo, instalar bases descentralizadas baseadas em indicadores colhidos por meio do sistema informatizado, otimizar rotas das ambulâncias, promover ações em conjunto com órgãos de outras áreas da gestão pública, como campanhas de conscientização da população para prevenção de acidentes ou cuidados com a saúde, tudo baseado em dados e com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento das ocorrências, salvando mais vidas”, explicou.

“A avaliação desses trabalhos é essencial para verificar se os projetos estão se direcionando para uma melhoria do SUS, com integração entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde para que possam ser aplicadas no Estado”, afirmou o avaliador do Ministério, José Eloy dos Santos Jr.

A Fapeal mantém o PPSUS em parceria com o Ministério da Saúde e é responsável por acompanhar o andamento das pesquisas, bem como coordenar o calendário e a prestação de contas. Entre as áreas contempladas no PPSUS 2013 estão Promoção e Vigilância em Saúde, Assistência à Saúde, Inovação da Gestão Pública e Atenção Primária em Saúde. Já as linhas temáticas foram doze, como Pesquisas em Diagnósticos e Terapêuticas Diferenciais; Doenças e agravos crônicos; Pesquisa em Saúde Mental; Álcool, Crack e Outras Drogas; Saúde de Pessoas com Necessidades Especiais; Alimentação e Nutrição; e Saúde bucal.