A seleção brasileira feminina de vôlei é bicampeã olímpica. Neste SÁBADO (11.08), o Brasil venceu, de virada, os Estados Unidos na final dos Jogos Olímpicos de Londres por 3 sets a 1 (11/25, 25/17, 25/20 e 25/17), no Earls Court, em Londres. Com a vitória, o treinador José Roberto Guimarães conquistou a terceira medalha de ouro olímpica como técnico.
O Japão ficou com a medalha de bronze ao bater a Coréia do Sul na manha deste sábado por 3 sets a 0.
Encerrado o atual ciclo olímpico, ainda é incerto o futuro de José Roberto Guimarães à frente da nossa Seleção. Após o seu retorno ao Brasil, ele vai comandar o recém-criado time feminino de Campinas, mas dias antes das Olimpíadas, nosso tricampeão olímpico comentou que o seu futuro na Seleção dependeria bastante dos resultados alcançados. Por ora, ela afirmou que só vai querer comemorar ao máximo, ficando a resolução para um segundo momento.
O JOGO
Os Estados Unidos começaram bem a partida e abriram cinco (6/1). Com um ace da oposto Hooker, as americanas fizeram 11/5. O Brasil cometeu muitos erros de ataque e os Estados Unidos venceram o primeiro set por 25/11.
O Brasil voltou melhor para o segundo set e fez 6/3. O bloqueio e contra-ataque das brasileiras passaram a funcionar e o time verde e amarelo abriu cinco (11/6). Os Estados Unidos voltaram a bloquear com eficiência e empataram (12/12). Com uma bela largada da oposto Sheilla, as brasileiras voltaram a abrir no marcador (15/12). O Brasil seguiu melhor no final da parcial e venceu o segundo set por 25/17.
As brasileiras seguiram melhor no início do terceiro set. Com um bloqueio da central Fabiana sobre um ataque da oposto Hooker, o Brasil fez 5/2. A líbero Fabi se destacava na defesa, e o time verde e amarelo abriu cinco (14/9). Os Estados Unidos reagiram na final da parcial, mas com grandes atuações das ponteiras Jaqueline e Fernanda Garay, o Brasil fechou o terceiro set por 25/20.
O quarto set começou equilibrado. Na segunda parada técnica, o Brasil tinha dois de vantagem (8/6). O saque das brasileiras incomodava a recepção das americanas e o time verde e amarelo foi para o segundo tempo técnico com seis de vantagem (16/10). O Brasil segurou a diferença, fez 25/17, e venceu o jogo por 3 sets a 1.
EQUIPES:
BRASIL – Dani Lins, Sheilla, Jaqueline, Fernanda Garay, Fabiana e Thaisa. Líbero – Fabi
Entraram: Tandara, Paula Pequeno, Fernandinha e Adenízia
Técnico – José Roberto Guimarães
ESTADOS UNIDOS – Berg, Hooker, Harmotto, Akinradewo, Larson e Tom. Líbero – Davis
Entraram: Hodge, Danielle Scott, Miyashiro e Haneef-Park
Técnico – Hugh McCUTCHEON