País do futebol, o Brasil carrega a fama de não valorizar muito outros esportes que não sejam o da bola redonda. Ainda assim, o poker é um dos esportes que mais cresce no Brasil e conta uma legião de praticantes que ajudaram a construir uma das principais potências do mundo nesse esporte da mente.
Além do eficiente trabalho feito pela Confederação Brasileira de Texas Hold'em (CBTH), parte do crescimento do poker brasileiro passa pelo grande número de celebridades que são adeptas desse esporte da mente, pois isso é algo chama a atenção da mídia e consequentemente convida o público a se aprofundar no poker.
De jogador de futebol a chef de cozinha, separamos alguns exemplos de famosos brasileiros que levam o poker além do hobby e que ajudam a propagar a imagem do esporte das cartas pelo país.
Moisés, meio-campista do Palmeiras
Considerado um dos melhores jogadores do Palmeiras e campeão brasileiro em 2018, Moisés também demonstra habilidade nas mesas de poker. O craque palmeirense tem o hábito de organizar partidas em sua casa e tenta praticar o poker sempre quando pode.
“O meu difícil é a agenda. Eu só posso praticar quando eu tenho uma semana longa, para não atrapalhar no desempenho profissional, então é difícil conciliar a agenda”, afirma Moisés.
Apesar de não poder se dedicar muito ao poker como gostaria, Moisés apresenta ótimo nível para um competidor recreativo. Na última semana de março, no BSOP São Paulo, o palmeirense fez bonito no principal circuito da América Latina e foi vice-campeão de um evento na etapa paulista.
Otávio Mesquita, apresentador de TV
Fã declarado do poker e com participações em importantes eventos, o apresentador de TV Otávio Mesquita é um praticante da tradicional modalidade Texas Hold 'em. Em 2010, por meio da TV Bandeirantes, Mesquita comandou o programa Poker das Estrelas.
O programa teve 13 episódios e reuniu grandes celebridades brasileiras, como Erick Jacquin, do Master Chef, Maurício, do vôlei, e muitos outros. “O Maurício, do vôlei, aprendeu a jogar uma hora antes de começar uma gravação e foi o grande vencedor naquele dia”, conta o apresentador.
Para apresentar o programa, Mesquita teve aula com profissionais, leu muitos livros sobre o esporte e ainda foi praticar nos grandes cassinos da uruguaia Punta del Este, destino famoso para a prática do poker na América do Sul.
Dentinho, atacante do Shakhtar Donetsk
Atuando na Europa há quase uma década no futebol ucraniano, Dentinho tem contrato garantindo com o Shakhtar Donetsk até 2021 e não deixa de praticar o poker nas horas de folga.
Em 2016, o jogador brasileiro conquistou seu primeiro título nos feltros online da PokerStars e deu início a sua trajetória de boas campanhas nos anos seguintes. Em 2017, por exemplo, ele fez bonito no circuito Bounty Builder, importante série online diária, e garantiu o vice-campeonato em um torneio High Roller.
No entanto, o melhor ano de Dentinho no poker foi em 2018. Depois de ter garantido dois pódios no circuito Super Tuesday em março do ano passado, poucas semanas depois ele conseguiu um resultado ainda melhor que os anteriores e cravou um evento desse circuito.
Henrique Fogaça, chef de cozinha
Dono de restaurantes e um dos jurados do programa Master Chef, da TV Bandeirantes, o chef de cozinha e empresário Henrique Fogaça se aventura como vocalista de uma banda e também pratica poker em importantes torneios.
Nos últimos anos, Fogaça é figura carimbada em eventos para celebridades organizados pelo BSOP. Em dezembro do ano passado, no BSOP Millions, o apresentador do Master Chef participou do Desafio das Estrelas ao lado de nomes como Erick Jacquin, Andreas Kisser, Serginho Groisman, Marcius Melhem e outros.
Maurren Maggi, ex-atleta olímpica
Como atleta do salto em distância, Maurren Maggi viveu grandes glórias, teve uma carreira sólida e foi medalhista de ouro nas Olímpiadas de Pequim (2008) — seu ápice na carreira. Aposentada no atletismo desde 2015, Maggi não abandonou o esporte e elegeu o poker como o seu novo favorito.
Ela leva muito a sério o esporte das cartas e é vista com frequência etapas do campeonato brasileiro. No BSOP São Paulo, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de março no WTC Sheranton, Maggi deu um show de performance e venceu o Torneio das Celebridades.

“Estou muito feliz de ter ganho, eu gosto muito desses torneios, a gente se diverte muito. Consegui vencer deixa ainda melhor”, disse a campeã. “Hoje o poker é meu esporte número 1”, destacou.
Com o título, ela ganhou da organização um pacote completo para competir no evento principal do BSOP Salvador, local da próxima etapa do circuito brasileiro.
