Por determinação do juiz da 14ª Vara Cível da Fazenda Municipal da Capital, Antônio Dória, em cumprimento ao pedido de reintegração de posse feito pela Prefeitura de Maceió, as vinte sete famílias vinculadas ao Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) que estavam acampadas há cerca de um ano e cinco meses na Praça Sinimbu, Centro da cidade, foram transferidas para um assentamento no município de Branquinha, interior do Estado.
A Prefeitura de Maceió informou por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente que, após a conclusão da transferência dos acampados, vai iniciar a recuperação da área degradada, com o replantio das árvores e revitalização dos canteiros.
A transferência, que foi coordenada pelo Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, aconteceu em clima de tranquilidade e contou com o apoio das superintendências municipais de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e de Transportes e Trânsito (SMTT) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Segundo o Incra, a transferência das famílias para a cidade de Branquinha tem caráter transitório e os assentados terão prioridade na retomada de lotes e aquisição de terras. “Em todo o Estado, mais de 70 famílias aguardam a definição de locais para assentamentos”, acrescentou Lenilda Lima, superintendente do órgão.
