×

Alagoas

Famílias italianas solicitam habilitação para adoção internacional em Alagoas

Fátima Pirauá preside comissão que vai analisar pedidos de habilitação

Dezesseis famílias italianas solicitaram, nesta sexta-feira (02), à Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), que funciona na Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL), a habilitação para adotar crianças no Estado.

Os pedidos foram feitos através do Projeto São José, organismo italiano que auxilia estrangeiros em adoções no Brasil. A habilitação das famílias, que dura cerca de dois meses, é a fase inicial para a adoção, quando elas precisarão apresentar documentos pessoais à Cejai, que é presidida pela juíza auxiliar da CGJ-AL, Fátima Pirauá e composta pelos juízes Ana Florinda e Fábio Bittencourt.

Segundo informações da Cejai, os estrangeiros costumam adotar crianças com idade mais avançada do que as que são procuradas pelas famílias brasileiras. Atualmente, 21 crianças e adolescentes, a maioria do sexo masculino, com idade entre 10 e 17 anos, estão aptas para a adoção nacional e internacional no Estado, de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção.

Casais habilitados

Onze casais estrangeiros, de países como Estados Unidos, França, Espanha, Portugal e Suíça já estão habilitados para a adoção em Alagoas. A última adoção internacional no Estado aconteceu em 2010, feita por um casal misto, que mora nas Filipinas. Uma alagoana, casada com um inglês adotou o sobrinho.