As primeiras 35 famílias que estavam alojadas em galpões às margens da BR 104, no município de Murici, já estão instaladas em acampamentos provisórios em barracas montadas pela Defesa Civil de Alagoas ao lado do estádio de futebol José Gomes da Costa.
A transferência das famílias foi decidida em comum acordo entre o governo de Alagoas, por meio do Programa da Reconstrução, a prefeitura de Murici, Defesa civil e o Ministério Público Estadual.
A operação mobilizou o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Exército Brasileiro, bem como técnicos da Vigilância Sanitária, Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Assistência Social, Abin e servidores da prefeitura de Murici.
“É um dia importante para o Governo e para as famílias que foram atingidas pelas enchentes e que estavam em abrigos coletivos. A partir de agora cada famílias passa ter seu espaço individual até que sejam entregues as novas casas”, afirmou o coordenador do Programa da Reconstrução Luiz Otávio, que acompanhou de perto a transferência das primeiras famílias.
Para Maria José da Silva, que tem uma família de sete pessoas, a barraca vai facilitar a rotina de todos porque é um espaço mais tranqüilo e maior. “É bem mais seguro e vou ter um espaço para meus filhos”, disse.
Mãe de cinco filhos, Lucineide Gama ficou mais aliviada e já pensa na casa nova que vai ganhar do governo. “Só assim posso acomodar meus filhos com mais espaço”, afirmou.
O novo acampamento provisório conta com barracas de 37 m² e dispõe, ainda, de refeitório, banheiros, cozinha, água e energia elétrica.