Návylla Candeia é graduada em biomedicina e doutora em Ciências da Saúde pela Ufal
Familiares da biomédica Návylla Candeia de Medeiros, internada em estado grave em um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Maceió, em decorrência de complicações por Covid-19, iniciaram, neste sábado (3), uma campanha.
Segundo a família de Návylla, o tratamento para oxigenação por membrana extracorporal (ECMO) é, no momento, a única opção terapêutica em pacientes graves que não estão respondendo de forma efetiva a ventilação mecânica invasiva (VMI).
Para o procedimento, que é uma espécie de pulmão artificial, familiares da biomédica necessitam desembolsar em torno de R$ 158 mil, isso porque o procedimento não é coberto pelo plano de saúde.
Návylla Candeia, que é graduada em biomedicina e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi internada no dia 19 de março, no Hospital da Unimed. Dois dias depois, precisou ser conduzida para a UTI da instituição. Na sexta (2), foi transferida para o Hospital do Coração, com piora no quadro de saúde.
Contribuições
A ajuda financeira para o tratamento da biomédica pode ser feita por meio do PIX 07548335423 (em nome de Catarinne Xavier de Melo, prima de Návylla Candeia) no Nubank.
