Português foi o fundador da Sociedade Filarmônica Sete de Setembro e idealizador do Theatro
Na próxima segunda-feira (19), a comunidade penedense será a guardião oficial da ‘Comenda Imperial Ordem da Rosa’. O título era concedido pelo Imperador D. Pedro I, a militares e civis, nacionais e estrangeiros, diante da sua fidelidade ao império, bem como, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
A grande inciativa partiu da família do português Manoel Pereira Carvalho Sobrinho, em nome de suas tataranetas, Elza Maria Berredo Peixoto, Ana Luiza Berredo Leal Ferreira e Maria Cecília Berredo Gibbs. O agraciado com o título, há época, residia em Penedo e foi o fundador da Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, que posteriormente idealizou o Theatro Sete de Setembro.
Carvalho Sobrinho recebeu a título diante dos relevantes serviços prestados ao Estado. Quando fundou em 16 de agosto de 1865, a Sociedade, cujo objetivo era social e recreativo. Em seguida, foi agraciada pelo Imperador D. Pedro II com o título de Imperial. A fundação da entidade teve como intuito o aperfeiçoamento da arte musical penedense, além de propiciar diversão à família. A Sociedade também era abolicionista, lutava pelo fim da escravidão.
Idealizador do primeiro teatro de Alagoas
Graças à inciativa do português Manoel Pereira Carvalho Sobrinho, Alagoas ganhou o primeiro teatro. Sendo erguido a partir do dia 08 de setembro de 1878, data do lançamento da pedra fundamental. Foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1884, com uma adaptação do drama – O Violino do Diabo -, muito lido a época, escrito pelo Dr. Agnelo Leite.
Arquitetura italiana
O Theatro Sete de Setembro foi projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Luigi Giuseppe Lucarini, a pedido de Carvalho Sobrinho. Em Alagoas, Lucarini também assinou o Theatro Deodoro, Palácio Floriano Peixoto, Palácio da Intendência e o antigo prédio do Tribunal de Justiça.
Cerimônia de doação
A solenidade de passagem da ‘Comenda Imperial Ordem da Rosa’, momento em que a família de Carvalho Sobrinho entrega para os penedenses a posse do título, acontece no dia 19 de agosto, a partir das 20hrs, no Salão Nobre do Theatro Sete de Setembro, idealizado pelo português.
Para o secretário de Cultura de Penedo, Jorge Seixas, este momento é muito importante para a cidade. “Carvalho Sobrinho foi uma pessoa muito importante para o Império. Deixou um legado em nossa cidade e ainda é reconhecido pelos seus feitos. Um grande exemplo é o nosso Sete de Setembro, com a sua bela e imponente arquitetura. O primeiro teatro de Alagoas. Reputo como sendo um grane momento para nós. A partir de segunda, passaremos a guardar o reconhecimento do Imperador, para uma pessoa que morou em Penedo e foi reconhecida pelos seus préstimos ao Estado. Vamos proteger esta homenagem com muito respeito”, concluiu.
