Faltando apenas 14 dias para a abertura oficial do Campeonato Alagoano de Futebol 2012, o estádio Rei Pelé, maior templo de futebol do estado de Alagoas, está vetado para realização de partidas e, com isso, o histórico clássico CRB x CSA está ameaçado, correndo o risco de não acontecer em Maceió. O motivo é a falta do laudo da Vigilância Sanitária (VISA), um dos órgãos que emite o parecer, liberando o estádio para que os jogos possam ocorrer. O prazo estabelecido pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) acabou no dia 14 de dezembro de 2011 e, até agora, o documento não foi apresentado.
O presidente da FAF, Gustavo Feijó, informou ao Futebolalagoano.com que isso pode obrigar a Federação a transferir o jogo da capital para o interior, o que causaria um enorme transtorno para os clubes e os torcedores. Feijó informou que a partir desta terça-feira (3) estará tomando todas as providências legais para encontrar uma alternativa junto às autoridades responsáveis pela segurança do espetáculo e deverá se reunir, ainda essa semana, com representantes do Ministério Público Estadual e da Secretaria de Defesa Social. Segundo o Presidente, o Rei Pelé precisa atender em sua totalidade às exigências solicitadas no Estatuto do Torcedor, e até aqui não está oferecendo todas as condições favoráveis para receber o público desse clássico.
“infelizmente esse tipo de situação ainda acontece no nosso futebol. Demos um prazo e até agora o estádio Rei Pelé não apresentou o laudo de aprovação de Vigilância Sanitária. Não podemos infringir a lei e vamos cumpri-la. Se o Rei Pelé não oferece condições, vamos procurar outro local para o clássico. Vou me reunir com as autoridades de Segurança do nosso estado para resolver esse caso”, disse o presidente Gustavo Feijó.
CRB
O presidente executivo do CRB, clube mandante do jogo, ficou surpreso com a notícia e disse que amanhã (terça-feira), estará enviando um ofício solicitando uma reunião em caráter emergencial com o Governador Teotônio Vilela e com o Secretário de Educação e Esporte do estado, Adriano Soares.
“Causa-me muita surpresa e estranheza o estádio Rei Pelé não possuir o laudo da Vigilância Sanitária. Com certeza, esse não é o perfil da administração do governo do nosso Estado. Irei me reunir com o Governador Teotônio Vilela e com o Secretário Adriano Soares e não tenho dúvida que tudo isso será resolvido em tempo hábil, já que o Governo de Alagoas apóia o futebol alagoano e não deixará que o maior clássico do nosso futebol aconteça fora de Maceió”, falou o presidente do CRB, Marcos Barbosa.
Administração do Rei Pelé
Procurado pelo Futebolalagoano.com, o Secretário Adjunto de Esportes, Jorge VI, disse já solicitou a presença da Vigilância Sanitária para que os técnicos possam fazer a vistoria e até não foi atendido. Segundo ele, o presidente da FAF conhece todo o procedimento.
“O Gustavo (Feijó) sabe que não é assim, já chamamos a Vigilância Sanitária umas 500 vezes e eles não vem”.
Também procurado pelo Futebolalagoano.com, o administrador do Rei Pelé, Otávio Quadros, informou que a vistoria da VISA está agendada para esta quinta-feira.
“Marcamos na quinta-feira pela manhã com a Vigilância Sanitária. Mas não precisa polemizar, quando é contra o pessoal sempre fala, quando é a favor, não”.
Hoje, o estádio em condições para receber o clássico das multidões, é o Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
