×

Penedo

Falta de conexão com internet suspende cadastramento eleitoral

Falta de conexão com a internet suspendeu cadastro biométrico em Penedo

Um problema na conexão da internet com os computadores do cartório da 13ª zona eleitoral, situado em Penedo, gerou a suspensão do recadastramento biométrico. Sem acesso à rede mundial de computadores, os serviços iniciados na terça-feira, 05, estão parados desde ontem (segunda-feira, 11).

A impossibilidade técnica de realizar o atendimento fez as pessoas voltarem para casa, a maioria pelo segundo dia seguido, sem atualizar os dados no sistema. Entre os que não conseguiram fazer o cadastramento estava o operador de máquinas José Damião da Silva. Atualmente desempregado, o eleitor que reside no bairro Santa Isabel (popular Cacimbinhas) saiu de casa a pé e ao chegar ontem no cartório, por volta das 6h30, recebeu a ficha de número 51 das 60 que estão sendo distribuídas diariamente.

“Ontem eu esperei até as onze horas, aí disseram que estava o sistema estava com problema e que era para voltar hoje (terça, 12), mas continua do mesmo jeito e por isso já liberaram todo mundo de novo. Vamos ver se amanhã já está funcionando”, declarou o eleitor.

De acordo com o juiz eleitoral e superintendente do Fórum de Penedo, Dr. Claudemiro Avelino de Souza, a operadora Oi/Telemar já foi comunicada sobre o problema e se prontificou em solucionar a situação ainda nesta terça-feira, 12. Caso a conexão venha a se normalizada, quem esteve no cartório eleitoral de Penedo nesses dois últimos dias terá prioridade no atendimento assim que houver a regularização do serviço.

O cartório eleitoral da 13ª zona, onde estão inscritos cerca de 39.100 eleitores, recebeu oito equipamentos para a realização do cadastro biométrico. O sistema informatizado registra as dez digitais do eleitor e sua foto, imagem que vai aparecer na tela do computador quando houver eleição para evitar qualquer dúvida sobre a identidade de quem está votando.