×

Maceió

Faixa exclusiva para ônibus: primeira etapa entra em vigor

A primeira etapa do funcionamento da faixa seletiva para ônibus nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro começou nesta segunda-feira (17). A implantação da faixa, que é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), será feita de modo gradativo e tem como objetivo otimizar o uso do transporte coletivo na capital. A expectativa é que com o uso da faixa a velocidade dos coletivos, que até então gira em torno dos 10 km/h, fique na casa dos 20 km/h.

Faixa exclusiva para ônibus entra em vigor nesta segunda-feira. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Faixa exclusiva para ônibus entra em vigor nesta segunda-feira.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A faixa exclusiva consiste em um corredor especial para o transporte público por ônibus, sendo um espaço demarcado com a cor azul na faixa da direita em toda a extensão nos dois sentidos de fluxo das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. A implantação se estende por 30 km (ida e volta), iniciando na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, até a rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins.

Ao final do processo de implantação da faixa, com autuações de motoristas somente após o dia 10 de março, câmeras de videomonitoramento e agentes de trânsito estarão responsáveis pela fiscalização. A SMTT reforça que as autuações só serão aplicadas a partir do dia 10 de março, após a realização das ações educativas de conscientização que acontecem desde o último dia 03.

Melhorias

A Prefeitura de Maceió está preocupada em sanar os problemas do transporte coletivo em Maceió e desenvolve ações que visam melhorar a mobilidade urbana na cidade. Para garantir mais conforto aos passageiros, terminais de ônibus estão sendo reformados. Já foram assinadas ordens de serviços para reestruturação física dos terminais do Mercado da Produção, Benedito Bentes e Conjunto José da Silva Peixoto, em um investimento superior a R$ 330 mil.

A malha viária está recebendo reparos em diversos pontos de Maceió. Em 2014, R$ 20 milhões estão sendo aplicados em obras de recapeamento e recuperação de vias, o que garante mais tranqüilidade e segurança para os motoristas que circulam pelas ruas da cidade.

A licitação para o transporte coletivo por ônibus foi anunciada no mês de dezembro. A construção do edital tem sido elaborada desde fevereiro do ano passado, com o direcionamento técnico e jurídico do Ministério Público Estadual (MPE), além do acompanhamento legal do Ministério Público de Contas. O termo de referência obedeceu à adequação da quantidade de passageiros equivalentes (pagantes), o gerenciamento dos terminais de ônibus, gratuidades (idosos) e a gestão da bilhetagem eletrônica a cargo da SMTT.