×

Maceió

Faixa Azul: SMTT divulga balanço da primeira semana de autuações

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) divulga balanço das autuações feitas aos condutores que circularam indevidamente pela faixa exclusiva para ônibus. Desde o dia 17 de fevereiro a faixa começou a valer, em caráter de adaptação.

Segundo o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, foram cerca de 138 autuações para os condutores de carros e motos que insistem em trafegar na faixa exclusiva para ônibus; 10 autuações para os ônibus que fizeram alguma ultrapassagem fora da faixa e 20 para os condutores de caminhões que continuam andando na Avenida Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, mesmo com a proibição, num total de 168 autuações.

“Continuamos fiscalizando as vias onde existe a faixa exclusiva das 06h às 20h, de segunda à sexta, fora desse horário qualquer veículo pode transitar pela faixa, além dos finais de semana e feriados. Os condutores que forem flagrados trafegando por mais de dois quarteirões, será autuado. Para não serem multados, eles devem entrar nas ruas transversais ou em algum estabelecimento antes”, esclarece Calheiro.

De acordo com o superintendente da SMTT, Tácio Melo, desde o início, a intenção é priorizar o transporte público. “Nosso propósito é oferecer um melhor transporte para as 350 mil pessoas que precisam pegar ônibus diariamente. E aqueles condutores que insistirem no erro serão multados e, se forem autuados por mais de sete vezes, irão perder a carteira”, esclarece.

Após reunião entre a SMTT, Arsal, representantes dos taxistas e de transportes complementares ficou decidida a liberação do uso da faixa exclusiva para os veículos destes segmentos com o acordo de transitarem pela faixa exclusiva estando passíveis de serem autuados da mesma forma como os ônibus coletivos. E os táxis, somente poderão transitar pela faixa exclusiva quando estiverem com passageiros. Eles também poderão usar as faixas da esquerda com ou sem passageiros, se assim preferirem.