Organizadas promoveram arruaças no último clássico
O presidente da Federação Alagoana de Futebol, Gustavo Dantas Feijó, proibiu a entrada das torcidas organizadas do Comando Alvi Rubro (CRB) e da Mancha Azul (CSA) em todos os estádios de futebol em Alagoas. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (10), e teve como base os últimos conflitos entre as torcidas nos estádios.
De acordo com Feijó, menbros das torcidas não poderão assistir a competições organizadas pela Federação e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A FAF estabeleceu que não será permitido a utilização de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras, camisas, bonés, símbolos, calções, agasalhos, toucas, etc.) que identifiquem os associados das referidas torcidas uniformizadas.
Em nota, a Federação comunicou que a resolução será enviada aos Órgãos de Segurança do Estado, à Confederação Brasileira de Futebol, ao Ministério Público do Estado de Alagoas o e às Federações de Futebol, para fins de fiscalização no cumprimento.
A Resolução entra em vigor a partir desta quinta-feira (11).
Leia a Resolução na íntegra
RESOLUÇÃO DA PRESIDÊNCIA – Nº 002/13 – Proibindo a entrada da Torcida Organizada COMANDO ALVI RUBRO e da Torcida Organizada MANCHA AZUL” de entrar nos estádios de futebol.
Em 10 de abril de 2013
Gustavo Dantas Feijó, Presidente da Federação Alagoana de Futebol, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto,
CONSIDERANDO o que consta no despacho ICP nº 01/2013 do Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral de Justiça, Promotoria de Justiça Coletiva Especializada de Defesa do Consumidor, nos autos do Inquérito Civil Público instaurado para acompanhar as diretrizes que norteiam a aplicação do Estatuto do Torcedor na cidade de Maceió.
CONSIDERANDO o que consta nos autos informações e inúmeros documentos encaminhados pela Polícia Militar do Estado de Alagoas: pela Gerência do Estádio Rei Pelé, e, divulgado por toda mídia alagoana, dando conta do deplorável espetáculo de barbárie, violência e vandalismo patrocinado pelas torcidas organizadas do CRB e do CSA na última partida realizada no dia 06 de abril do corrente ano, no estádio Rei Pelé.
CONSIDERANDO os documentos e vídeos apresentados, vislumbra-se que Policiais Militares em conflito com a turma regateana, os quais, visivelmente enfurecidos atiravam objetos e gritavam palavras de ordem contra a PM/AL, em protesto a detenção de algum torcedor.
CONSIDERANDO por igual, também verificamos que a torcida Organizada do CSA, após perder o jogo, depredou mais de 40 (quarenta) cadeiras, jogando-as no fosso e no campo do Estádio Rei Pelé, causando pânico e revolta do público que se encontrava no local.
CONSIDERANDO que é dever desta Entidade preservar a disciplina nos campos de futebol,
RESOLVE:
PROIBIR a entrada nos estádios de futebol em Alagoas, das Torcidas Organizadas COMANDO ALVI RUBRO e MANCHA AZUL, em competições organizadas pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) bem como a utilização de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras, camisas, bonés, símbolos, calções, agasalhos, toucas, etc.) que identifiquem os associados das referidas torcidas uniformizadas.
A Federação Alagoana de Futebol oficiará aos Órgãos de Segurança do Estado, à Confederação Brasileira de Futebol, ao Ministério Público do Estado de Alagoas o e às Federações de Futebol, para fins de fiscalização no cumprimento desta Resolução.
Esta Resolução entra em vigor a partir desta quinta-feira (11/03), revogadas as disposições em contrário.
Gustavo Dantas Feijó
Presidente
