A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Alagoas (Senar-AL) participam na terça-feira (11), de uma palestra sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP). O evento será das 8 às 12h no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Arapiraca.
Com o tema, “Caravana Embrapa de alerta sobre Ameaças Fitossanitárias 2013/2014 – Helicoverpa Armigera”, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta uma palestra em cinco módulos, onde o objetivo será levar o conceito de MIP para solucionar o problema a médio e longo prazo, buscando provocar mudanças de atitude na implementação do mesmo em conceitos regionais. O conceito territorial consiste em abordar estratégias do MIP mostrando como as táticas e as culturas estão interligadas.
Além da Faeal e do Senar-AL, outras seis instituíções que fazem parte do grupo técnico de controle da Helicoverpa Armígera em Alagoas, participam do evento. Segundo Luana Torres, engenheira agrônoma do Senar-AL, a palestra será direcionada para os técnicos das instituíções que fazem parte do grupo técnico de controle da Helicoverpa. “Vale ressaltar que esse evento é um treinamento para multiplicadores, que serão preparados para fazer palestras e treinamentos para produtores. No entanto, a presença de agricultores esclarecidos, que tenham condições de acompanhar os temas, será bem-vinda”, afirmou.
A palestra faz parte da Carvana da Embrapa, que está andando por todo o Brasil na intenção de formar e informar sobre as ameaças fitossanitárias na safra 2013/2014, com foco no controle da ocorrência da lagarta Helicoverpa Armígera, que nos últimos anos têm causado enormes prejuízos nas plantações do país.
