
Alunos da FRM aprovados na OAB
A Faculdade Raimundo Marinho – Unidade Penedo tem muito que comemorar! O motivo? O posicionamento da instituição no ranking de aprovação por faculdades no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil- seccional Alagoas (OAB/AL) no ano de 2009. A faculdade figura entre as cinco Instituições de Ensino Superior (IES) com maior número de aprovados, e a primeira entre as faculdades do interior do Estado de Alagoas, de acordo com resultado divulgado pela OAB/AL no início desta semana.
Para que o graduado no curso de Direito possa exercer a profissão, é obrigatória a aprovação no Exame da Ordem. São realizados três exames por ano, e, segundo a OAB/AL, em 2009, cada um obteve cerca de 900 alunos das nove faculdades de Direito de Alagoas.
“O Exame de Ordem não é o meio oficial utilizado pela OAB para avaliar os cursos jurídicos. Mas consideramos importante divulgar as estatísticas de aprovação para ajudar os alunos e futuros estudantes de Direito a ter noção do desempenho das escolas”, afirma o presidente da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello. Omar lembra ainda que a Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL está intensificando a fiscalização das faculdades de Direito e estuda a concessão de um selo de qualidade a ser conferido aos cursos.
Para a presidente da mantenedora da faculdade- Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho, Lysia Ramalho Marinho, o resultado significa mais uma conquista para a organização nestes 39 anos de história. “Esse resultado é a reafirmação de que estamos no caminho certo quando o assunto é qualificação no Ensino Superior”, afirmou a presidente.
Segundo o bacharel em Direito, Flávio de Mello, um dos alunos da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo que foi aprovado nesta última prova, o exame da ordem é uma avaliação que exige muita preparação dos graduados. “Tive que me dedicar muito para ter êxito no Exame pois a seleção de questões é muito complexa, mas valeu a pena!”, comemorou.
Assim como Flávio, quem não esconde a alegria é o também aprovado Antônio Carlos de Carvalho, que afirmou que a formação obtida na Unidade Penedo foi crucial para o êxito no exame. “No contexto geral, além do meu empenho pessoal, foi graças à competência dos professores da instituição, que souberam realmente transmitir os fundamentos do Direito, que conseguimos esse marco tão importante”, informou o bacharel.
De acordo com a coordenadora do curso, Elenira Pompe, é um honra ver que a dedicação da equipe de professores está sendo mensurado em resultados como este. “Existe uma dedicação singular na nossa equipe de professores e é muito bom ver que os alunos estão conseguindo obter êxito em circunstâncias tão importantes como o Exame da Ordem”, justificou Elenira.
Próximo Exame
As inscrições para o primeiro Exame de Ordem de 2010 estão abertas até o próximo dia 30 de maio. Além de bacharéis em Direito, também podem se inscrever estudantes que estejam cursando o último ano de Direito (9º e 10º períodos). As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Cespe (http://www.cespe.unb.br/concursos/oab2010_1/). A primeira prova acontece em 13 de junho.