O abandono de terrenos em Penedo, principalmente no centro histórico da cidade é fator significativo para a proliferação de insetos peçonhentos, acúmulo de lixo e favorecimento à criminalidade. Facilmente podemos encontrar na parte baixa da histórica cidade, imóveis que mantêm de pé apenas sua fachada.
Com as fortes chuvas caídas desde a madrugada desta terça-feira, 22, uma fachada de uma das primeiras casas construídas na Rua São Francisco, no centro da cidade, não resistiu e veio a baixo. Moradores do local disseram que já era esperada a queda do que ainda resistia de pé, devido a falta de manutenção ou mesmo de escoras que pudessem evitar o acontecimento.
“Ainda bem que não estava passando ninguém por perto na hora do desabamento. Foi bem rápido e quem reside nas proximidades desse terreno já passava por longe, mesmo quando não estava chovendo, pois entediam perfeitamente os riscos que poderiam correr”, declarou um morador.
Após a queda da fachada os moradores se amedrontaram pelo fato de uma antiga fiação ainda sair de um poste de madeira até a rede elétrica. A Eletrobrás Distribuição Alagoas foi comunicada, porém, foi informado para a tranquilidade dos moradores e transeuntes que o fornecimento de energia para o antigo imóvel havia sido desligado na própria fonte geradora.