O Governo do Estado negocia a vinda de mais uma empresa para Alagoas. Representantes da General Brands reuniram-se nesta quarta-feira (21) com o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento, Luiz Otavio Gomes, e sua equipe para discutir a possibilidade de implantação de uma fábrica no Estado. Com investimento inicial na ordem de R$ 30 milhões, a previsão é a geração de mais de 200 empregos diretos.
Atualmente, a multinacional General Brands possui uma planta industrial em Guarulhos, São Paulo, e é uma das empresas líderes nos segmentos de refresco em pó, néctar de frutas e goma de mascar, com as marcas Camp, Top e Gang. Nesta quinta-feira, a presidência do grupo irá visitar possíveis áreas para a implantação do empreendimento em Alagoas. O tamanho ideal do terreno é de 270 a 320 mil m².
O presidente da General Brands, Isael Pinto, afirmou que a vinda estratégica da empresa para o Nordeste se dá pelo potencial de crescimento econômico e aumento do consumo na região. Nesse sentido, ele destacou que o Estado de Alagoas apresenta vantagens em relação aos demais devido à celeridade e suporte oferecido pela equipe do Governo para a concretização do investimento. Além disso, o Estado possui localização privilegiada, o que facilita a logística de distribuição dos produtos.
Em relação aos benefícios ofertados, o secretário Luiz Otavio Gomes destacou a possibilidade de concessão de incentivos creditícios, fiscais e locacionais. “É preciso que a empresa entregue um projeto solicitando os incentivos, e, no prazo de 60 a 70 dias, caso seja aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), o decreto é publicado no Diário Oficial”, detalhou.
A negociação junto ao Estado de Alagoas iniciou há cerca de um mês. Na semana passada, o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, foi a São Paulo para se reunir com o grupo e visitar a empresa em Guarulhos.
Caso concretizada, a construção da fábrica em Alagoas se dará em três fases. Inicialmente, serão produzidos refrescos em pó e chiclete a partir de setembro de 2012, quando entre 80 e 100 pessoas estarão empregadas. Já a segunda fase contempla a linha de bebidas, com a fabricação de néctar em 2013; a terceira consiste na implantação de uma unidade logística da General Brands.
Os novos produtos que serão lançados pela GB, como adoçantes, sopas, achocolatados, bebidas mistas e néctar de soja, também devem ser fabricados em Alagoas e distribuídos para os consumidores de toda a região. Antes mesmo da construção da fábrica, a General Brands estuda a implantação de uma unidade de distribuição no Estado.
