Aos 44 anos, Fábio segue em atividade em alto nível e é titular absoluto do Tricolor carioca (Foto: Fluminense)
O goleiro Fábio, do Fluminense, alcançou nesta terça-feira (19) uma marca histórica no futebol mundial. Ao entrar em campo contra o América de Cali, pela Conmebol Sul-Americana, no Maracanã, o veterano se tornou o jogador com mais partidas oficiais disputadas na história do futebol: 1.391 jogos, superando o recorde anterior do lendário goleiro inglês Peter Shilton, que somava 1.390.
Aos 44 anos, Fábio segue em atividade em alto nível e é titular absoluto do Tricolor carioca. A impressionante longevidade do atleta é resultado de uma carreira marcada por regularidade, profissionalismo e grandes atuações — principalmente com a camisa do Cruzeiro, onde jogou por 16 anos.
Top 5 jogadores com mais partidas na história do futebol:
- Fábio – 1.391 jogos
- Peter Shilton – 1.390 jogos
- Cristiano Ronaldo – 1.284 jogos
- Rogério Ceni – 1.265 jogos
- František Plánička – 1.187 jogos
Distribuição das partidas de Fábio por clube:
- Cruzeiro – 976 jogos
- Fluminense – 234 jogos
- Vasco – 150 jogos
- União Bandeirante-PR – 30 jogos
Natural de Nobres (MT), Fábio começou a carreira profissional em 1997 e rapidamente se firmou como um dos grandes goleiros do futebol brasileiro. Além de conquistas como Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores, o arqueiro também é conhecido por sua postura ética e liderança dentro e fora de campo.
Com mais esse feito histórico, Fábio entra de vez para a galeria dos maiores nomes do futebol mundial — não apenas como ídolo de torcidas, mas como referência de longevidade e dedicação ao esporte.
Por: Roberto Lopes
