Na mensagem, governador Renan Filho reitera compromisso com o desenvolvimento econômico
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, participou, nesta terça-feira (16), da solenidade de abertura do ano de trabalho do Legislativo alagoano. Representando o governador Renan Filho, Fábio Farias apresentou aos deputados o plano de governo e fez uma prestação de contas sobre a situação do Estado.
Veja, abaixo, a íntegra do discurso do secretário-chefe do Gabinete Civil na Assembleia Legislativa
Senhor Presidente,
Senhoras Deputadas e Senhores Deputados
É com imensa honra que, representando o governador Renan Filho, venho até a Assembleia Legislativa de Alagoas, no cumprimento do dever constitucional de entregar a mensagem governamental que trata do Plano de Governo sobre a situação do Estado.
Peço que recebam, junto com a nossa calorosa saudação, os mais sinceros agradecimentos a este Poder Legislativo, pela forma democrática e serena com que os temas de interesse de Alagoas foram debatidos nesta Casa ao longo de 2015.
Quero reafirmar que o governador Renan Filho considera questão de princípio a transparência, a mais completa correção em tudo que diga respeito às contas públicas.
Senhoras Deputadas, Senhores Deputados de Alagoas:
Em pronunciamento aqui realizado em 1º de janeiro de 2015, o governador Renan Filho fez questão de reiterar o compromisso sagrado com o desenvolvimento econômico, a justiça social e a conquista da paz, como caminhos seguros para que Alagoas possa proporcionar uma vida mais digna e um futuro melhor para as famílias da nossa querida terra.
Foi reafirmado, perante este Poder Legislativo, os três setores que resumem a emergência social de Alagoas – as três áreas que exigiam e exigem as políticas públicas mais incisivas:Educação, Saúde e Segurança Pública.
É nesse tripé que se assenta o projeto de desenvolvimento econômico e social que está sendo implementado em Alagoas, através de todas as demais áreas da administração direta e indireta do Estado;
Nas obras hídricas e na abertura ou recuperação de estradas;
No estímulo à atividade econômica em geral, na dinamicidade das cadeias produtivas – como as do plástico, do mobiliário, da cerâmica, do setor sucroenergético, dentre outras – , e na atração de empreendimentos industriais para Alagoas;
Na agricultura e na defesa do meio ambiente;
Na ação social; nas políticas de mobilidade urbana; no incentivo à atividade cultural e artística e aos esportes; em todos os setores onde o Poder Público Estadual está intervindo e atuando.
Vossas Excelências poderão verificar essas ações no detalhamento anexo à presente Mensagem.
Ouso afirmar a Vossas Excelências que, ao apontar a Educação, a Saúde e a Segurança como alvos da ação mais urgente, estamos apontando a defesa da vida como esteio e postulado maior do governo.
Atravessamos tempos difíceis, como Vossas Excelências sabem.
– Somos os mais pobres entre os estados pobres; teremos que fazer mais com menos e ainda correr atrás de recursos para inteirar a conta.
Não era preciso ser profeta; bastava prestar atenção nos sinais da crise, que já eram evidentes, e tomar precauções.
Foi o que fez o governo. O esforço empreendido através das medidas prudenciais foi compreendido e aprovado pela população. E permitiu uma economia de gastos que se revelou decisiva para a gestão.
O Governo de Alagoas volta a agradecer à Assembleia Legislativa, que, por meio das Leis Delegadas, e da aprovação das novas normas da gestão tributária, nos permitiu reorganizar a administração pública segundo os estudos feitos na fase de transição.
Tivemos um primeiro ano de governo que pôs à prova nossa capacidade de trabalhar com o possível e lutar pelo que parece impossível.
Para nós, foi o ano do desafio. Tudo estava por fazer, e os meios financeiros diminuíram de forma drástica.
Foi o ano do cobertor curto.
Mesmo assim, completamos o calendário de pagamento dos salários de 2015 do funcionalismo, e o mantemos em dia.
Conseguimos avanços importantes em diversas áreas. Foram reduzidos de forma significativa os índices de violência: iniciamos as mudanças necessárias na Educação; começamos a reorganizar a Saúde Pública. Os cortes feitos não prejudicaram as áreas mais sensíveis nem os serviços à população mais necessitada.
O governo Renan Filho reafirma seu compromisso inarredável com a ética, a transparência, a proximidade com os cidadãos e maior eficiência na gestão de recursos públicos.
Alagoas, tenho certeza, contará com a Assembleia Legislativa na defesa das políticas públicas de interesse da sociedade.
Que Deus nos abençoe a todos. Muito obrigado.
