A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou em Brasília, as atividades do projeto Portões Abertos, que conta com apresentações especiais da Esquadrilha da Fumaça nas Bases Aéreas do País.
Na capital federal, a Base Aérea abre os portões para quem já tem fascínio pela aviação e para os que querem conhecer de perto como funcionam as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).
Além de Brasília, o projeto Portões Abertos ocorrerá em outras Bases Aéreas do País. No domingo, 4 de setembro, a Esquadrilha da Fumaça se apresenta na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. No dia 9 de outubro, a Base Aérea de Manaus abrirá as portas ao público e, nos dias 22 e 23 de outubro, o evento chegará à Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A iniciativa da FAB integra as comemorações pelo Dia do Aviador, celebrado em 23 de outubro para lembrar o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis.
Programação Brasília
Durante todo o dia, o público ainda terá a oportunidade de conhecer helicópteros e aviões de transporte da FAB, como o C-130 Hércules, os aviões de caça F-2000 Mirage, e o Super Tucano. Uma maquete em tamanho real do Gripen NG, novo modelo de caça comprado pela Aeronáutica, deverá atrair também a atenção das pessoas. Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o Gripen NG atinge mais de duas vezes a velocidade do som. Os 36 caças Gripen serão entregues à FAB a partir de 2019.
O ponto alto desse momento aéreo será a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Quem for, assistirá a uma prévia das manobras que os pilotos vão mostrar no desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.
“Estão vindo de Pirassununga [sede da Esquadrilha da Fumaça, no interior de São Paulo] para fazer a apresentação do 7 de Setembro, e vão fazer uma apresentação exclusiva para a Base Aérea de Brasília. Quem estiver aqui, no dia 3 de setembro, vai poder ver de pertinho a Esquadrilha da Fumaça”, explica o coronel-aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, comandante da Base Aérea de Brasília.
A expectativa dos organizadores é que 50 mil pessoas passem pela Base Aérea de Brasília, no dia 3 de setembro. O coronel-aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues ressalta o caráter cívico do evento. “É um momento que a gente pode aproximar a sociedade do Distrito Federal para conhecer o trabalho desenvolvido pela Força Aérea Brasileira”.
