Na tentativa de impedir o bicampeonato de Sebastian Vettel já em Suzuka, Jenson Button voltou a ser o mais veloz no segundo treino livre para o Grande Prêmio do Japão. O piloto inglês, que para conquistar o título da temporada, necessita vencer as cinco corridas restantes do Mundial e torcer para Vettel não conseguir um ponto sequer, cravou 1m31s901 e ficou 0s174 à frente do segundo colocado, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.
Surpreendentemente para a Red Bull nesta temporada, Vettel, que deu uma escapada no treino da manhã, repetiu a terceira colocação, com seu companheiro de equipe Mark Webber em quarto. Apesar desses pormenores, os dois pilotos apresentaram ritmo muito constante, aparentando estarem com muito combustível sempre, o que faz crer num favoritismo da equipe em condições de corrida.
Entre os pilotos brasileiros, Felipe Massa foi o melhor, pois cravou o quinto melhor tempo, enquanto Bruno Senna e Rubens Barrichello saíram da pista respectivamente na curva do fim da reta dos boxes e na Degner, a mesma em que Vettel bateu mais cedo.