Os 67 profissionais selecionados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para atuar como extensionistas rurais assinam, na próxima segunda-feira (29), o termo de outorga para o desempenho da atividade por um ano. A assinatura será realizada no auditório da Fapeal, no Centro, às 16h.
Os extensionistas vão atender os agricultores familiares e facilitar o acesso da população do campo a políticas públicas, como crédito, comercialização, beneficiamento e melhoria das condições de produção. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, a partir de agora, Alagoas vai dispor de cerca de 300 técnicos no campo.
“São profissionais que colaboram no desenvolvimento da agricultura familiar, trocam experiências, repassam novos conhecimentos e ajudam as famílias do campo a ter mais autonomia, a viver dignamente com a atividade que sabem fazer”, observou Jorge Dantas.
O secretário lembrou que o Governo vem se empenhando para o desenvolvimento da área. “Desde o primeiro mandato, o governador Teotonio Vilela tem dito que o desenvolvimento de Alagoas só se completa com a participação das famílias do campo. Por esse motivo, ele determinou que houvesse uma reestruturação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater). Assim, fomos em busca de parcerias, firmamos convênios com o governo federal e hoje o serviço melhorou”, lembrou o secretário.
“Vale salientar também que, quando o governador assumiu, em 2007, a Secretaria de Agricultura tinha cerca de 60 técnicos extensionistas e hoje já temos 300. Eram apenas 30 carros em condições de uso e, atualmente, temos 300 veículos, entre carros e motos”, completou o secretário.
Ainda segundo ele, para atender a um pleito do setor produtivo rural e dos agricultores familiares, o Governo do Estado está recriando um órgão para prestação do serviço de Ater, que está sendo chamado de Nova Emater. O Projeto de Lei para criação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável foi assinado no dia 12 de agosto e encaminhado à Assembleia Legislativa para votação.
