×

Negócios/Economia

Extensionistas discutem aumento nas inscrições do Garantia Safra

Os agricultores que tiveram perda de safra por excesso de chuva ou seca podem aderir ao seguro

Numa reunião que será realizada na manhã desta quarta-feira (2), no município de Olho D’Água das Flores, no Médio Sertão alagoano, cerca de 50 técnicos de extensão rural vão discutir junto com a coordenação do programa estratégias de atuação para aumentar o número de agricultores inscritos no Garantia Safra e fazer um balanço das inscrições feitas até agora.

As inscrições para o ano agrícola 2010-2011 estão abertas até o dia 11 de fevereiro. Para garanti-la, o agricultor deve procurar um extensionista da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) ou um escritório local da Seagri.

Ao todo, 38 municípios alagoanos estão na área de atuação do programa, que destinou mais de 12 mil cotas para o Estado. “A inscrição do agricultor é fundamental, mas é preciso também que a prefeitura faça a adesão, pois esse é um programa solidário, que forma um fundo solidário”, explicou o coordenador estadual do programa, José Antônio dos Santos.

Após o período de inscrições, o agricultor deve fazer a adesão, por meio do pagamento de um boleto no valor de R$ 6,40. Se for constatado que ele teve perda da safra provocada por seca ou excesso de chuvas, recebe um seguro no valor de R$ 640,00. O seguro cobre as culturas de feijão, arroz, mandioca, algodão e milho, desde que cultivadas sem irrigação.

Os extensionistas da Seagri que deverão participar da reunião são das seguintes regiões: Alto e Médio Sertão, Bacia Leiteira, Agreste e Vale do Paraíba. Outras informações sobre as inscrições no Garantia Safra pelo telefone (82) 3315-3668, das 8h às 14h.