Os agricultores que tiveram perda de safra por excesso de chuva ou seca podem aderir ao seguro
Numa reunião que será realizada na manhã desta quarta-feira (2), no município de Olho D’Água das Flores, no Médio Sertão alagoano, cerca de 50 técnicos de extensão rural vão discutir junto com a coordenação do programa estratégias de atuação para aumentar o número de agricultores inscritos no Garantia Safra e fazer um balanço das inscrições feitas até agora.
As inscrições para o ano agrícola 2010-2011 estão abertas até o dia 11 de fevereiro. Para garanti-la, o agricultor deve procurar um extensionista da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) ou um escritório local da Seagri.
Ao todo, 38 municípios alagoanos estão na área de atuação do programa, que destinou mais de 12 mil cotas para o Estado. “A inscrição do agricultor é fundamental, mas é preciso também que a prefeitura faça a adesão, pois esse é um programa solidário, que forma um fundo solidário”, explicou o coordenador estadual do programa, José Antônio dos Santos.
Após o período de inscrições, o agricultor deve fazer a adesão, por meio do pagamento de um boleto no valor de R$ 6,40. Se for constatado que ele teve perda da safra provocada por seca ou excesso de chuvas, recebe um seguro no valor de R$ 640,00. O seguro cobre as culturas de feijão, arroz, mandioca, algodão e milho, desde que cultivadas sem irrigação.
Os extensionistas da Seagri que deverão participar da reunião são das seguintes regiões: Alto e Médio Sertão, Bacia Leiteira, Agreste e Vale do Paraíba. Outras informações sobre as inscrições no Garantia Safra pelo telefone (82) 3315-3668, das 8h às 14h.
