×

Alagoas

Expresso da Cidadania conclui atendimentos na cidade de Maribondo

Dezenas de moradores do município de Maribondo foram atendidos pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através do programa Expresso da Cidadania. A ação começou na terça-feira e terminou na quarta-feira. Ao todo, foram realizados 41 atendimentos, confeccionadas 16 ações judiciais, duas audiências, além de diversas manifestações em processos já existentes.

O programa Expresso da Cidadania é uma ação da Defensoria Pública do Estado de Alagoas que pretende ofertar seus serviços em municípios alagoanos que ainda não possuem defensor público.

O município de Maribondo foi o segundo a ser contemplado com o programa. No último mês de agosto, o ônibus itinerante esteve no município de Delmiro Gouveia, onde foram realizados 168 atendimentos.

“A Defensoria esteve perto da população que não podia, por vários motivos, sair de sua cidade. São quarenta e uma pessoas atendidas e assistidas pela instituição. E isto é uma grande vitória”, informou o defensor público e coordenador do Expresso da Cidadania, André Chalub.

Os assistidos foram recebidos dentro da unidade móvel que conta com salas adaptadas e que oferta qualidade e segurança no atendimento.

Além do mais, três defensores públicos Ana Fernanda Alves, Gustavo Giudicelli e André Chalub, servidores e estagiários da instituição estiveram à disposição da população para prestar assistência jurídica gratuita.

Assistidos

Durante os dois dias do programa, muitos moradores da região procuraram a unidade buscando orientações em processos cíveis e criminais, para entrada com processos de divórcio litigioso, ações de alimentos e guarda, entre outros.

Uma das assistidas foi a senhora Josineide Aristide da Silva, que procurou o auxilio dos defensores do Expresso da Cidadania para acompanhá-la em uma audiência na área criminal envolvendo seu filho menor de idade.

“Estou há dois anos aflita com esse processo e já consegui ir à audiência mais tranquila. O defensor Gustavo Giudicelli nos acompanhou e está ajudando no trâmite do processo”, disse a moradora.

O Expresso da Cidadania ofereceu os serviços de atendimento inicial nessa primeira etapa e triagem na área criminal; cível, abrangendo ações de divórcio, investigação de paternidade, alimentos (pensão alimentícia), alvarás, retificação de registro civil entre outras ações