A Assembleia Legislativa promoveu nesta sexta-feira, 4, uma sessão solene para a outorga do título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. A solenidade, proposta pelo deputado Cabo Bebeto (PL), reuniu diversos políticos e apoiadores do ex-presidente.
Em seu pronuciamento, Cabo Bebeto destacou que Alagoas recebeu importante apoio do Governo Federal no mandato de Bolsonaro. No período da pandemia da Covid-19 foram enviados para o Estado 327 respiradores, sendo 190 de UTI e 137 de transporte, além de quase R$ 700 milhões para ações de combate à pandemia. O deputado lembrou também da suspensão dos pagamentos da dívida pública com a União e de investimentos na infraestrutura, como o viaduto da PRF em Maceió, o entroncamento/duplicação em São Miguel dos Campos e a entrega de um dos trechos do Canal do Sertão.
“Bolsonaro é merecedor desta honraria e os alagoanos, por meio deste ato, agradecem e reconhecem o papel dele para Alagoas”, afirmou Cabo Bebeto, que terminou seu discurso com a seguinte frase: “Parabéns, presidente! Agora o senhor é oficialmente cidadão alagoano!”.
Jair Bolsonaro agradeceu ao Parlamento estadual pela honraria e pontuou uma série de conquistas de seu Governo. “Estou mais feliz com esse título, já que a minha esposa é filha de nordestino e minha filha tem sangue nordestino em suas veias”, destacou. O ex-presidente ressaltou que durante a pandemia do Covid-19 nenhum prefeito ou governador ficou sem receber recursos e que em seu mandato o brasileiro voltou a ter orgulho da sua nacionalidade. “Entendemos que a liberdade é algo que precisa ser cuidada sempre. Nós deixamos uma marca, por isso agradeço a Deus por este momento da minha vida. A todos de Alagoas, quero dizer que o Brasil é fantástico! Ninguém tem o que temos”, ressaltou.
Participaram da solenidade os deputados estaduais Delegado Leonam (União Brasil), Cibele Moura (MDB), Rose Davino (PP) e Mesaque Padilha (União Brasil); o deputado federal Fábio Costa (PP/AL); o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado; o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; os vereadores de Maceió, Leonardo Dias (PL) e Gaby Ronalsa (PV).
Biografia
Jair Messias Bolsonaro nasceu no município de Glicério, no interior do Estado de São Paulo, em 21 de março de 1955. O homenageado é militar da reserva do Exército Brasileiro e foi o 38º presidente do Brasil, durante mandato 2019-2022. Além disso, foi deputado federal pelo Rio de Janeiro, entre 1991 e 2018.