Crianças e grupos organizados fazem parte do público atendido
A equipe da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza atividades de sensibilização para a população conhecer a biodiversidade de Alagoas e contribuir com a preservação ambiental. Entre as ações desenvolvidas estão os jogos e brincadeiras com crianças e adolescentes, além do envolvimento de estudantes, professores e grupos organizados em visitas, exposições, palestras e aulas no barco-escola.
As visitas ao jardineto botânico do Instituto e à laguna Mundaú, a bordo do barco-escola, serão reiniciadas a partir do mês de maio. As duas atividades são direcionadas para grupos organizados com objetivo de mostrar as riquezas da biodiversidade existente nos principais ecossistemas do estado, Mata atlântica e Caatinga, e os problemas causados por ações degradadoras.
No mês de março, haverá uma extensa agenda de atividades voltadas para ampliar o debate sobre o consumo de água. Nesse sentido, no último domingo, quando a equipe montou duas tendas nas atividades de aniversário de um ano do projeto Lazer na Praça, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) na Praça Centenário, em Maceió, um dos jogos chamou a atenção das crianças e dos pais.
Através de cartões encaixados em um painel de madeira, os pequenos identificavam nas imagens o que é certo e errado no uso da água, principalmente para evitar desperdícios. No mesmo local, podiam ver ainda como é o passo a passo para produção do sabão ecológico, a partir de óleo usado em frituras. “Temos informação de que um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água”, comentou Simone Andrade, gerente de educação ambiental.
No local, dezenas de pessoas, entre crianças e seus responsáveis, puderam brincar nos quebra-cabeças sobre a Caatinga, Ambiente Marinho e a Mata Atlântica, e ainda ver uma pequena exposição de conchas e esqueletos de animais marinhos apreendidos durante operações de fiscalização e que servem de alerta para o de crime ambiental de captura desses organismos.
