Fotografias de David Glat podem ser vistas até o dia 15 de dezembro, no Pierre Chalita
Uma visão diferenciada do patrimônio histórico e arquitetônico de Salvador é apresentada na exposição fotográfica “Pérolas Imperfeitas”, de David Glat. A mostra será aberta nesta quinta-feira (4), às 19h, no Museu de Arte Brasileira da Fundação Pierre Chalita, no Jaraguá, em Maceió. A série pode ser vista até o dia 15 de dezembro, quando haverá visita mediada pelo fotógrafo, às 15h.
A exposição itinerante é composta por 16 fotografias, com curadoria de Justino Marinho. A proposta do trabalho foi desconstruir a imagem convencional e institucionalizada das principais referências da capital baiana a partir de um visual distorcido. Para provocar tal efeito, o fotógrafo carioca inspirou-se no estilo barroco, que tem como características imagens com movimento, opulência das formas, vitalidade, assimetria e predomínio da curva, contracurva e retorcido.
A técnica da fotografia aplicada é definida por Glat como movimento dentro do movimento. Enquanto uma câmera rotativa analógica de 360° gira em torno de seu próprio eixo, o fotógrafo executa algumas movimentações intermitentes, que provocam distorções, alongamentos, achatamentos, ondulações e sinuosidades à imagem.
Uma das características desse tipo de fotografia é a impossibilidade de visualização prévia dos efeitos obtidos durante o registro das imagens, por isso o fotógrafo teve que refazer o mesmo trabalho várias vezes, a partir da observação e análise de cada uma das tentativas anteriores. Esse processo demorou três anos para ser concluído.
A mostra já ficou em cartaz nas cidades de Salvador, Fortaleza, São Paulo e Recife. Após passar por Maceió, a exposição fotográfica “Pérolas Imperfeitas” será apresentada em João Pessoa. Já em 2011, as peças serão levadas para o Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Também tem agenda internacional marcada para Lisboa e Buenos Aires.
Sobre o fotógrafo – O carioca David Glat reside em Salvador e dedica-se às artes visuais, fotografia e foto-instalações. Com uma vasta experiência em fotografia publicitária, Glat também atuou como designer gráfico e chegou a criar mais de 50 capas de LPs, muitas premiadas nacionalmente e internacionalmente. Como fotógrafo, participou de 13 exposições coletivas e sete individuais.
Serviço
Exposição “Pérolas Imperfeitas” de David Glat
Fundação Pierre Chalita – Museu de Arte Brasileira
Praça Manoel Duarte, 77 – Jaraguá
Abertura: 04 de novembro a 14 de dezembro de 2010, às 19h.
Horário de visitação: de 2ª a 6 ª feira: 8h às 12 h e 14 h às 18h.
Aos sábados: de 8h às 12 h.
Entrada franca.
Atividade educativa: Visita Mediada com o fotógrafo
Fundação Pierre Chalita – Museu da Arte Brasileira
Data e horário: 14 de dezembro de 2010, terça-feira às 15h.
Entrada franca.
