×

Cultura

Exposição ?Penedo e os Holandeses? termina neste sábado, 26

Fotos e documentos contam detalhes da história não narrados pelos livros

Termina na noite deste sábado, 26 de maio, a exposição “Penedo e os Holandeses”, do jornalista Nilo Sérgio Pinheiro. Montada no átrio do convento Nossa Senhora dos Anjos, a exposição que teve início no último sábado, 19, tem o objetivo de revelar aos visitantes detalhes da história de Penedo que os livros não contaram.

Em cada fotografia/documento presente na exposição, um novo dado até então desconhecido vem a tona tornando ainda mais fascinante a história de Penedo, uma das mais bonitas e antigas cidades brasileiras e que impressiona seus visitantes pelo seu rico patrimônio histórico-cultural. O município fica localizado a 160 km da capital Maceió.

Segundo o jornalista Nilo Sérgio, a realização da exposição é a concretização de um sonho, onde através de muito estudo e dedicação foi possível descobrir ricos detalhes da história de Penedo, principalmente do período compreendido entre 1637 a 1645, época em que os batavos fizeram do município a fortaleza mais bem estruturada de seus domínios.

Ainda segundo Nilo Sérgio, a exposição revela dados importantes sobre o domínio holandês no Nordeste brasileiro, que durou de 1630 a 1654, quando os portugueses já restabelecidos com uma nova monarquia, entraram em acordo com os batavos, propondo-lhes uma trégua, para depois pagar-lhes uma indenização bastante compensatória em ouro.

Outro dado apresentado pelo exposição e que também não consta em registros históricos sobre a cidade é quando da construção do forte Maurício de Nassau, nome dado em homenagem ao príncipe holandês que no dia 27 de março de 1637 invadiu a Vila do Penedo, que passou a chamar-se Maurícia. O que muitos não sabiam antes da exposição, era que o príncipe teria engravidado uma mulher que gerou um filho seu durante o período de domínio holandês. Tudo isso é comprovado através de fotos e documentos presentes na exposição.

A Exposição “Penedo e os Holandeses” estará aberta ao público até este sábado, 26, a partir das 20 horas.