×

Cultura

Exposição “Penedo e os Holandeses” revela detalhes que a história não contou

Dados interessantes também podem ser vistos no restaurante Maurício de Nassau

O átrio do convento Nossa Senhora dos Anjos, ganhará vida a partir das 20 horas deste sábado, 19 de maio, quando será aberta ao público a exposição “Penedo e os Holandeses”, do jornalista Nilo Sérgio Pinheiro. A exposição trará informações importantes que segundo o jornalista não consta nos registros históricos que relatam a passagem dos holandeses por Penedo.

De acordo com Nilo Sérgio a exposição versará sobre o período de 1637 a 1645, época em que os batavos fizeram de Penedo a fortaleza mais bem estruturada de seus domínios. “Esse período nunca teve uma preocupação por parte dos historiadores, que nada fizeram para contar o que de fato aconteceu em Penedo naquela época”, afirmou Nilo.

A exposição revelará dados importantes sobre o domínio holandês no Nordeste brasileiro, que durou de 1630 a 1654, quando os portugueses já restabelecidos com uma nova monarquia, entraram em acordo com os batavos, propondo-lhes uma trégua, para depois pagar-lhes uma indenização bastante compensatória em ouro.

Os visitantes da exposição poderão observar como aconteceu o processo de construção do forte Maurício de Nassau que enriqueceu a paisagem penedense, contribuindo para restabelecer em Penedo o ponto de apoio do império batavo. “Foi aqui, as margens do São Francisco que o Conde João Maurício de Nassau passou bom tempo, tendo inclusive engravidado uma mulher que gerou um filho seu, fato que não é relatado pelos historiadores”, declarou o jornalista.

A Exposição “Penedo e os Holandeses” estará aberta ao público durante todo o final de semana.