×

Cultura

Exposição ?Memento? de Celso Brandão expõe dezoito imagens em Penedo

Com a câmera, artista subverte a objetividade da lente e cria situações fantásticas

me.men.to, s.m., 1. Prece que se reza, durante a missa, pelos vivos e pelos mortos; 2. Tipo de agenda em que se anota aquilo que não pode ser esquecido; 3. Obra em que são resumidas partes essenciais de um assunto, de uma ciência.

Dezoito imagens em preto e branco compõem a exposição “Memento”, um relicário com fragmentos da obra de Celso Brandão. O nome, retirado de uma poesia atribuída à poetisa Safo, passeia pela mostra e molda seu sentido a cada uma das fotografias. Ora está relacionado à memória, ora se encontra entre o sagrado e o profano.

Com a câmera, Celso subverte a objetividade da lente e cria situações fantásticas a partir do cotidiano de pessoas comuns, desafiando os olhares a desvendarem o que se apresenta em suas imagens, que se alinham de forma a permitir que o espectadoras interprete livremente, a partir de sua própria subjetividade.

O contraste estabelecido pelo jogo de luz e sombra e o tom monocromático – características presentes em toda a exposição – fazem com que uma atmosfera enigmática e melancólica paire sobre ela e ainda distanciam as imagens da realidade, convidando os observadores a saírem do lugar-comum e a fazerem parte daquelas situações.

Conhecido principalmente pelo seu trabalho de documentação de práticas culturais, em “Memento” Celso apresenta um conjunto mais poético, que deixa seu olhar livre para explorar o insólito. Ao mesmo tempo em que a exposição se propõe a resumir a trajetória dele como fotógrafo, revela ao espectador uma nova faceta de sua obra: ele deixa de fotografar o real para documentar o que está além do óbvio.

Segundo Karla Melanias, responsável pela curadoria da exposição, “Memento” é uma homenagem à poética fotográfica de Celso Brandão e à sua carreira consolidada em Alagoas. “Memento é sobre a arte de fotografar com o coração, num casamento perfeito entre técnica e sensibilidade, e sobre uma vida dedicada a ver. É desvendar um pouquinho que seja da alma da intensa e delicada fotografia de seu autor”, explica a curadora.

SERVIÇO
Exposição “Memento”, de Celso Brandão
De 12 a 16 de novembro, das 9 às 12h e das 14 às 18h
Casa da Aposentadoria (Praça Barão de Penedo, n. 19)
Entrada Gratuita