
Metade do território sergipano é coberto pela primorosa vegetação tipicamente sertaneja, a Caatinga. Para registrar esse cenário na vida dos sergipanos, a Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estará realizando no período de 20 a 25 de abril, na praça da expansão do Shopping Jardins, a Exposição Fotográfica “Um Olhar Sobre a Caatinga”. A abertura do evento – alusivo ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril – será às 10h30 dessa terça-feira, 20, na praça de expansão do Shopping Jardins.
Por décadas tratada como estéril e pobre em biodiversidade, a Caatinga tem surpreendido cada vez mais pela sua resistência às condições climáticas adversas e exuberância de suas formas de vida.
“A exposição vem registrar a diversidade das belezas cênicas da região, desmitificando a idéia tradicional de paisagem dominada por cactos e seca”, justifica o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes.
Exposição
Durante exposição serão apresentadas 25 fotos que revelam uma outra face da Caatinga. O cenário cinzento do período da estiagem, com vegetação espinhosa, sem folhas e alguns animais resistentes dão lugar a transformação quase mágica, a uma variedade de organismos em formas e cores singulares que modificam toda a paisagem logo após as primeiras chuvas de inverno.
Sergipe tem metade de seu território coberto por Caatinga. Reconhecendo a importância desse bioma, o Governo do Estado de Sergipe cria e implementa o “Monumento Natural Grota do Angico”, área com 2.138 hectares, abrangendo áreas dos municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco.
A área protegida também resguarda a Grota do Angico, de valor cultural, local onde Lampião e parte do seu grupo foram mortos, marcando o fim do Cangaço. Outra característica da região da Caatinga é que ela é marcada pela presença de um povo forte e resistente às adversidades do clima.
A composição das fotos foram feitas pelos biólogos Sidney Golveia, técnico ambiental da Semarh, Raone Mendes e pelo fotógrafo Marcel Nauer.