×

Cultura

Exposição fotográfica ?Morros Vivos?, de Waldson Costa, é aberta em Penedo

Ensaio mostra imagens da relação entre seres que habitam o Baixo São Francisco

Teve início nesta quinta-feira, 22 de novembro, no Chalé dos Loureiros, situado na Avenida Getúlio Vargas, a exposição fotográfica “Morros Vivos”. O trabalho do antropólogo alagoano Waldson Costa poderá ser conferido de a terça a domingo, das 09 às 17 horas, até o dia 20 de janeiro.

De acordo com o antropólogo, a exposição fotográfica tem como tema principal a relação de reciprocidade entre seres humanos e não humanos que coabitam a região do Baixo São Francisco alagoano.

Com uma abordagem antropológica, a exposição ‘Morros Vivos’ é parte de um trabalho científico de dois anos, período o qual Waldson Costa, que também é fotógrafo, conviveu com os moradores e vivenciou interessantes fenômenos ambientais do povoado Pixaim, comunidade que está estabelecida sobre as dunas móveis da Área de Proteção Ambiental (APA), de Piaçabuçu.

‘Morros Vivos’ é uma expressão que faz referência às dinâmicas das areias que se movimentam pelas forças dos ventos e das águas em Pixaim, fazendo com que as dunas ‘nasçam’, ‘cresçam’ e ‘morram’ – características humanas que são atribuídas às coisas da natureza – interferindo de forma direta na paisagem e na vida do Baixo São Francisco.

“O objetivo deste trabalho que possui uma série de desdobramentos, entre eles a circulação pública deste ensaio visual que envolve fotografias e um vídeo documentário coproduzido com o jornalista Jonathan Lins, é chamar atenção das pessoas para a codependência que existe entre nós humanos e as coisas da natureza. Pois, um não consegue existir sem o outro. Assim, a proposta é estimular reflexões sobre nossas decisões – políticas e sociais – e suas consequências diante dos recursos naturais, com destaque nas vidas que coexistem na região do Baixo São Francisco”, diz Costa.

A exposição “Morros Vivos”, primeira exposição individual do fotógrafo, é uma realização da Atitude Gestão de Ideias em parceria com Fundação Casa do Penedo, e que conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Penedo.

Para mais informações ligue para 82 9.9976-0802