×

Cultura

Exposição destaca novos talentos da formação artística no estado

Mostra reúne trabalhos dos alunos do Centro de Belas Artes de Alagoas e reforça o papel da Secult na formação cultural de jovens artistas alagoanos - Foto: Assessoria

A arte voltou a pulsar com força no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa (Secult), com a abertura da nova exposição dos alunos de desenho, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), no bairro de Jaraguá, em Maceió. A mostra, inaugurada nesta quarta-feira (10), está aberta para visitação até o dia 2 de janeiro de 2026, apresentando ao público o olhar sensível e cheio de identidade dos jovens artistas em formação.

Sob orientação do professor Salles Tenório, reconhecido pelo olhar cuidadoso, escuta atenta e habilidade de incentivar cada aluno a descobrir sua própria voz artística, os trabalhos expostos transitam entre o real e o imaginário, explorando luz, sombra, forma e emoção.

Cada desenho carrega um pouco do processo individual de quem o criou, inquietações, descobertas e experiências que ganham vida no encontro entre o lápis e o papel.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, a mostra evidencia o impacto positivo do ensino artístico para a população.

“O Cenarte é um espaço que transforma vidas. Ver nossos alunos ocupando esse lugar de criação, expressão e protagonismo nos mostra a importância de investir continuamente na formação cultural. Essa exposição é um convite para que a sociedade perceba a potência desses artistas e o quanto a arte revela caminhos para o futuro”, destacou a secretária.

A supervisora do Cenarte, Ziza Vilhena, também celebrou a mostra e o empenho dos estudantes.

“Cada trabalho aqui exposto revela não apenas técnica, mas coragem, dedicação e sensibilidade. É muito bonito acompanhar o desenvolvimento desses jovens, ver como eles ganham confiança e constroem sua identidade artística. O Cenarte é uma casa de formação, e essa exposição traduz exatamente isso”, afirmou.

Agência Alagoas