×

Negócios/Economia

Expobatalha consolida pecuária de leite no Sertão

Pequenos produtores puderam duelar em pé de igualdade na exposição

A 33ª edição da Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira (Expobatalha), realizada em Batalha de 8 a 11 de setembro, trouxe novidades que agradaram aos participantes. As mais relevantes foram a programação voltada para os agricultores familiares e as atividades paralelas em outros municípios do Sertão.

Durante os quatro dias da exposição, foi realizado no Parque de Exposições Mair Amaral um curso de inseminação artificial para agricultores familiares de vários municípios da Bacia Leita.

A capacitação faz parte das ações do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que também levou para o parque a estrutura para o funcionamento do programa, inclusive caminhões, tanques de resfriamento de leite, botijões para armazenamento de sêmen e veículos que serão usados para a assistência técnica.

“A Seagri também estava lá com estandes de atendimento e orientação sobre seus programas”, frisou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuária, Edson Maruta. Ele também lembrou que a Seagri instalou no Parque Mair Amaral uma unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais).

Para o pequeno criador José Jilvan Medeiros, presidente de Associação de produtores de leite na zona rural de Monteirópolis, a exposição foi uma festa bonita, que valorizou os produtores. Ele foi um dos participantes do torneio leiteiro. “O resultado foi bom, e a diferença da produção de leite dos animais dos pequenos criadores e dos grandes não foi tanta”, lembrou José Jilvan.

O torneio leiteiro destinado aos pequenos criadores foi vencido pela vaca de nome Medalha, pertencente a José Wiliam Soares, da comunidade Capelinha, na zona rural de Major Izidoro. Ela produziu, na média, 53 quilos de leite. Para o primeiro colocado, a premiação foi uma motocicleta.

O segundo e o terceiro receberam premiações em dinheiro. O vencedor na categoria para os grandes criadores foi Alexandre Saraiva, cuja vaca produziu uma média de 59 quilos de leite.

Durante a Expobatalha, grupos de agricultores de vários municípios foram até o Parque Mair Amaral para acompanhar Dias de Campo e palestras técnicas sobre nutrição animal, ordenha higiênica, sorgo e palma forrageira. Outras atividades, como dias de campo, também foram realizadas em Santana do Ipanema e Craíbas.

“Estamos conseguindo transformar a Expobatalha num evento regional, que envolva agricultores de vários municípios da região da Bacia Leiteira, tanto com visitas ao parque quando com dias de campo e visitas técnicas nas unidades de pesquisa da Seagri”, destacou o diretor de Apoio á Produção e Comercialização, Hibernon Cavalcante.