O governador em exercício, José Wanderley, participou da abertura oficial da Expoagro
Milhares de pessoas estiveram domingo (24) ao Parque da Pecuária, em Maceió, onde está sendo realizada a 60ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro). Em apenas dois dias de evento (sexta-feira e sábado), já haviam sido movimentados cerca de R$ 4 milhões em negócios, leilões e feiras.
A solenidade de abertura oficial do evento foi realizada às 17h deste domingo (24) e contou com a presença do governador em exercício, José Wanderley, criadores e representantes de entidades vinculadas ao setor agropecuário.
Segundo Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), entidade que realiza a Expoagro, em parceria com o governo do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e Organização Arnon de Mello (OAM), a exposição conta com eventos simultâneos.
“Esse é o maior evento de Alagoas na área, e aqui há uma amostra do que há de melhor nas diversas raças de animais. Esse é um evento que cresce a cada ano. Nesta edição, temos criadores de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Bahia, expondo e comercializando seus animais”, destacou Domício.
De acordo com o governador José Wanderley, a Expoagro de 2009 foi uma das melhores por conta da evolução do Estado quanto à classificação da febre aftosa, passando de zona de risco desconhecido para zona de risco médio, mas, ainda segundo ele, esta 60ª edição do evento já está sendo um sucesso.
“As ações do Governo em prol do segmento agropecuário vão desde as parcerias para a realização de um evento como esse à recriação da Emater, que havia sido fechada e vai voltar a funcionar para prestar serviço às famílias do campo. Também estamos construindo o Canal do Sertão, que vai beneficiar os agricultores familiares”, disse o governador.
A secretária de Estado da Agricultura, Inês Pacheco, destacou que desde 2007 estão sendo feitos investimentos no setor agropecuário para priorizar a inovação tecnológica, a extensão rural e a pesquisa. “Com essa reestruturação dos serviços oferecidos pelo Estado, ganharam os produtores, ganharam os agricultores familiares, os laticínios, o comércio e a população em geral”, disse Inês Pacheco.
Atrações
Entre as atrações que levaram o público a visitar a 60ª Expoagro neste domingo também estavam um show infantil; a Praça do Leite, organizada pela ACA e Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) para mostrar como o produto sai das propriedades e chega à indústria e ao consumidor final, além de oferecer degustação de derivados do leite; desfile de animais, entre eles eqüinos, bovinos, muares e ovinos; temática sobre alimentação saudável, no estande da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), onde houve o preparo de receitas com produtos orgânicos e a degustação do chamado Suco de Luz do Sol, à feito base de várias frutas e hortaliças.
