A 59ª Exposição Agropecuária e de Produtos Derivados de Alagoas foi encerrada neste domingo (1), após dez dias de muita movimentação no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), em Maceió. Segundo os organizadores, o evento gerou cerca de R$ 12 milhões em negócios diretos e indiretos.
De acordo com Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), somente os leilões geraram R$ 7,5 milhões. “A Expoagro 2009 foi um sucesso”, afirmou. Ao todo, o evento teve 80 expositores de gado de leite, gado de corte, ovinos, caprinos e eqüinos, num total de 2,5 mil animais.
No total, 120 mil pessoas passaram pelo Parque da Pecuária durante os 10 dias da Expoagro, que também contou com a presença de criadores de outros Estados, como Pernambuco e Paraíba, interessados em participar dos leilões e expor seus animais. “Essa foi uma conquista graças à classificação de Alagoas para zona de médio risco da aftosa”, afirmou o presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Hibernon Cavalcante.
Segundo ele, 50 técnicos da Adeal se revezaram durante cerca de 17 dias no Parque da Pecuária para garantir a sanidade dos animais que chegam e que saem do evento, além de conferir toda a documentação. “Nós tivemos técnicos aqui desde a chegada do primeiro animal, e a Adeal só vai embora após a saída do último”, garantiu Hibernon.
Na solenidade de encerramento, Domício Silva agradeceu a todos os criadores e expositores, aos parceiros, à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), à Adeal, Organização Arnon de Melo e demais parceiros que apoiaram a realização da 59ª Expoagro e já fez o convite para a 60ª Exposição, que será realizada em 2010.