Foram classificados na 2ª edição do Experiências do Brasil Rural – Fomentando o Turismo e o Desenvolvimento Rural do Brasil, iniciativa que busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país, os roteiros turísticos sergipanos ‘Rota do Engenho’, de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhi, e a ‘Rota Caminhos da Serra de Itabaiana’. A ação é desenvolvida em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF).
O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, considera que a classificação dessas duas rotas de turismo rural de Sergipe demonstra claramente a qualidade dos produtos turísticos do estado. “É importante parabenizar os empreendedores que estão desenvolvendo essas rotas, e que elas sirvam de exemplo para que outras rotas também possam ser classificadas no futuro. O turismo rural está crescendo muito em todo país, e em Sergipe não é diferente. As pessoas estão buscando experiências em contato com a natureza, e o nosso estado tem muito a ofertar nesse segmento, a prova disso são essas duas rotas nossas que foram selecionadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com Universidade Federal Fluminense”, destacou.
A Rota do Engenho é um passeio em que os turistas saem de transporte rodoviário de Aracaju, passando pelo município de Itaporanga D´Ajuda até chegar ao Porto do Cavalo, em Estância, onde todos embarcam numa incursão pelo estuário do Rio Piauí até a Ilha da Sogra, oportunizando vislumbrar o encontro do rio com o mar em uma imersão na primeira etapa da história da colonização de Sergipe, passando pelo manguezal que margeia o Rio Piauí, para desembarcar no Distrito Terra Caída. De lá, o passeio continua via transporte rodoviário para o Engenho Reserva do Barão, localizado na Fazenda Priapu, zona rural do município de Santa Luzia do Itanhi, onde os turistas terão a oportunidade de conhecer todo processo de produção da cachaça artesanal; e a culminância do passeio é no Engenho Felix, um sobrado datado de 1848, relíquia dos tempos áureos do Brasil colonial em Sergipe com uma beleza peculiar devido a imponência da sua arquitetura com 30 janelas, sendo que 16 destas estão na parte da frente, com vista para palmeiras imperiais e reminiscência de mata. Nesta etapa do passeio, o visitante é recebido pelo Carro de Bois, que o transporta da entrada da fazenda até o sobrado, para conhecerem a história do Barão de Timbó e curiosidades da fazenda, e também proporciona uma experiência gastronômica ao saborearem uma culinária tradicional ao ser servido um café no Café do Barão, às 15h.
A ‘Rota Caminhos da Serra de Itabaiana’ tem por objetivo promover a integração turística do estado de Sergipe, bem como o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional para o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento da produção local nas áreas turísticas, cultural e gastronômica. A implantação de mecanismos de educação ambiental e incentivo aos empreendimentos turísticos, à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda também estão entre os objetivos da iniciativa. Integram o roteiro todos os locais de interesse turístico por seu aspecto cultural, histórico, natural, gastronômico e de entretenimento no município de Itabaiana, incluindo o Parque dos Falcões, Parque Nacional da Serra de Itabaiana, Povoado Ribeira, Feira Livre de Itabaiana, Festa dos Caminhoneiros e o Povoado Carrilho.
Por meio do Experiências do Brasil Rural, essas rotas turísticas receberão apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências. A o final dos processos de estruturação, o objetivo também é inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.