×

Maceió

Experiência da Secom é destaque na Campus Party

No Campus Party, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) contou a experiência de positiva do trabalho que realiza nas redes sociais para divulgar as ações da Prefeitura de Maceió. No palco principal, o case “Caiu na rede: Prefeitura de Maceió além do institucional” dividiu espaço com o da prefeitura de Curitiba, sendo um dos momentos mais esperados do evento, que segue até o dia 02 de fevereiro, no Parque Anhembi, em São Paulo.

Segundo o secretário municipal de Comunicação, Clayton Santos, em comparação a capital paranaense, Maceió trabalha mais o lado institucional, enquanto Curitiba explora também o humor para interagir com seus seguidores. “Lá, a população tem acesso a esse tipo de meio, que mostra o que a Prefeitura faz, há muito mais tempo. Estamos iniciando esse trabalho com resultados muito positivos, com um número de seguidores que já passa dos 60 mil. Conteúdos importantes ao cidadão, que muitas vezes não são de fácil compreensão no Diário Oficial do Município, o DOM, ganham mais dimensão e a comunicação se torna mais efetiva”, ressaltou o secretário.

Na apresentação, além de Clayton Santos, participaram do debate acerca da importância das redes sociais na gestão pública a coordenadora Pollyany Annenberg e, como mediador do debate, o assistente Allan Agra. A secretária-adjunta, Christiane Duarte, também faz parte da comitiva que apresenta a experiência exitosa da Secom no ambiente virtual.

“Durante o Campus Party fizeram uma pesquisa interna e a palestra da Secom estava entre as mais esperadas. Tivemos a interação de internautas de Maceió, Curitiba e de outras partes do Brasil interessados no tema. O saldo não poderia ser mais positivo”, disse Duarte.

Com realidades bem diferentes, as duas cidades usam o Facebook com o mesmo propósito: ampliar as ações de suas prefeituras. Ainda de acordo com a secretária-adjunta de Comunicação, mesmo com características econômicas e populacionais tão distintas, Maceió está bem próxima da capital paranaense ao estreitar laços com a população.

“A presença de Maceió num evento como o Campus Party, que é um dos maiores encontros de tecnologia do Brasil e da América Latina, mostram que as estratégias utilizadas pela comunicação oficial estão no caminho certo. Buscamos cada vez mais democratizar a informação pública atendendo o princípio da transparência”, destacou Christiane Duarte.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social foi reconhecido nacionalmente como destaque no uso de redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, Instagram) em publicação da Revista Meio&Mensagem do mês de setembro de 2013. Especializada em discutir e analisar temas relacionados ao mercado brasileiro de comunicação, marketing e mídia, a revista destaca o sucesso da Secretaria em investir na comunicação digital como atrativo para os maceioenses.

Campus Party

O Campus Party chega este ano a sua sétima edição. O evento é conhecido como o mais importante acontecimento de tecnologia do mundo. Para 2014, a expectativa é que o evento receba um público de 8.000 pessoas, os conhecidos campuseiros. Serão aproximadamente 500 horas de palestras e oficinas sobre 18 temáticas, em 16 ambientes distintos, montados no Parque Anhembi. Mais informações na página do Campus Party.