×

Maceió

Expectativas do consumidor de Maceió crescem

A pesquisa sobre o Índice de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Maceió desenvolvida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas, por meio do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), e em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), aponta uma elevação de 142,4, em junho, para 146,2, em julho de 2011 no Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Esse resultado demonstra que a tendência econômica de crescimento para o comércio local tem sido muito boa.

O ICC mede a confiança do consumidor na sua capacidade de compra e na situação econômica do país. O fato de o índice ter alcançado 146,2, em julho, é uma demonstração que o consumidor maceioense está muito confiante em relação à situação econômica atual e a sua disposição em continuar comprando é elevada.

O ICC é composto pelos Índices de Situação Presente do Consumidor (ISP) e de Expectativas Futuras do Consumidor (IEF). O primeiro avalia o momento para aquisição de bens duráveis e a situação financeira atual da família do consumidor em um período de tempo de no máximo trinta dias. A pesquisa de julho demonstra que este índice melhorou marginalmente em relação ao mês de junho, passando de 142,6 para 142,8, respectivamente. Portanto, uma situação de estabilidade.

Já o IEF, mede as expectativas do consumidor quanto ao futuro, proporcionando informações, em um horizonte temporal de doze meses sobre a situação econômica do Brasil, a situação financeira da família do consumidor e a situação geral do Brasil. Neste caso, os dados de julho demonstram uma melhora significativa, passando o índice de 142,2 para 148,4, entre junho e julho.

Para IFEPD, a combinação de estabilidade do ISP e aumento das expectativas favoráveis indicadas pelo IEF demonstram que o consumidor alagoano tem uma visão muito otimista no que se refere à situação econômica e financeira, o que aponta para melhorias na dinâmica comercial da capital alagoana.

Em termos mais concretos, a pesquisa sondou ainda que a percepção dos consumidores para compras de bens duráveis para o próximo mês de agosto é muito boa ou boa (79,5%), enquanto a minoria considera o momento ruim ou péssimo (20,5%).

Cerca de 90% dos consumidores consideram sua situação familiar ótima ou boa em termos financeiros e 10% ruim. O dado combina com os resultados da Pesquisa de Endividamento do Consumidor de Maceió, também divulgada pelo IFEPD, a qual demonstra que apesar do grau elevado de endividamento do consumidor maceioense, os índices relativos a dívidas atrasadas e inadimplência são muito baixos.

De acordo com a pesquisa, 93,7% dos consumidores de Maceió consideram que nos próximos 12 meses a situação financeira familiar será ótima ou boa. Este dado alimenta justamente o Índice de Expectativas Futuras (IEF), demonstrando que do ponto de vista da demanda das famílias em Maceió, o mercado continuará sólido e pujante.

Em relação à avaliação da economia brasileira para os próximos 12 meses, 90,5% se dizem muito confiantes e apenas 9,5 estão receosos. Para os próximos cinco anos, esse percentual de otimistas continua elevado, 83%, e dos receosos se eleva um pouco para 17%. Evidente que esse limite de tempo quanto mais se alarga, mais o senso de avaliação vai ficando difícil, pois sempre é muito complicado antecipar eventos com esse diferencial de tempo.

Os fatores que mais contribuem para o fortalecimento dessas expectativas e da avaliação otimista da situação presente são: a queda do desemprego (28,2%), o cenário político favorável (14,8%), o ambiente internacional positivo (14,3%) e a inflação em queda (8,9%).

No que se refere as compras dos consumidores para os próximos meses, considerando o grau de otimismo captado pela pesquisa, a preferência é a seguinte: vestuários e calçados (20,3%), celular (18,2%), televisão e computador (11,6%), automóvel (8,7%), câmera digital (6,8%), aparelho de som (6,3%), geladeira (6,1%), máquina de lavar (5,5%), móveis (5%), imóveis (5%), microondas (5%), fogão (4,7%), aparelho de DVD (4,5%), freezer (2,6%), motocicleta (2,6%) e MP3/MP4 (1,6%).

A pesquisa na íntegra está disponível no hotsite do Instituto Fecomércio no endereço http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/