×

Penedo

Exibições do projeto ?Cinema no Sete? retornam ao Centro Histórico de Penedo

Programação para o mês de maio foi divulgada pela organização do evento

Cinéfilo: Que ou aquele que gosta muito de cinema, da sétima arte. Assim definiu o dicionarista e também alagoano, Aurélio Buarque de Holanda. Penedo no passado possuiu duas importantes casas de projeção, com amplo destaque no circuito nacional. A sétima arte aos poucos começa sua retomada em Penedo e a conquistar fãs graças ao projeto que surgiu da parceria Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Prefeitura.

Com o nome ‘Cinema no Sete’ passado o período de recesso, a organização do projeto divulgou o calendário de projeções para o mês de maio. Priorizando a produção local e nacional, a partir desta terça-feira (05), o cinema volta a acontecer em frente ao Theatro Sete de Setembro, Avenida Floriano Peixoto.

Nesta temporada, o primeiro filme a ser exibido é o drama/romance A Ostra e o Vento. Na próxima terça (12), O Menino e o Mundo. No dia 19, será a vez da comédia O Coronel e o Lobisomem. E na última terça-feira de maio, encerrando o primeiro mês de retorno, Minutos Atrás.

O projeto de exibições de filmes em Penedo teve início em 2009, sendo exibido na fachada do secular Theatro. Em 2010, ganhou os bairros de Penedo e a zona rural. Já em 2011, passou a fazer parte do calendário cultural da Universidade em Penedo. No ano de 2012, suas exibições voltaram ao Sete de Setembro.

Diante da importância do sétima arte para Penedo, e das apresentações do ‘Cinema no Sete’, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi mais longe, desenvolveu e colocou em prática o Festival de Cinema Universitário, com mostra competitiva que acontece anualmente no segundo semestre na Cidade dos Sobrados.

Filmes de maio

A Ostra e o VentoA jovem Marcela (Leandra Leal) vive com seu pai, o faroleiro Jose (Lima Duarte), e o velho Daniel (Fernando Torres) numa ilha. O único contato da menina com o mundo exterior se dá através de uma embarcação com 4 marinheiros que regularmente vai levar-lhes provisões. Através das palavras de Daniel, que a ensina a ler e é sua fonte de ternura e conhecimento, e da severidade do pai, que quer protegê-la do resto do mundo, Marcela segue sua vida até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma intensa. Duração 112 minutos.

O Menino e o Mundo Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres alienígenas. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. Duração 80 minutos.

O Coronel e o LobisomemPonciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela) é um coronel de patente e fazendeiro por herança, que luta contra seu irmão de criação Pernambuco Nogueira (Selton Mello) para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração de sua prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). Para vencer esta batalha Ponciano precisa enfrentar feras, agiotas e ladrões, além de se envolver com a vida boêmia da cidade e ainda espantar assombrações. Duração 110 minutos.

Minutos AtrásAlonso e Nildo seguem em uma estrada. A cada passo o tempo passa, nada acontece e eles não sabem onde chegarão. Eles estão em sua carroça, guiada pelo cavalo Ruminante. Correm contra o tempo, em seus últimos dias de vida. Alonso possui o dom das palavras e Nildo se encanta com um universo de possibilidades. Mas assim como as palavras e as ideias o seduzem, também o cansam. Durante o caminho, eles então começam a refletir sobre a vida, os caminhos que escolheram, seus arrependimentos e sonhos interrompidos. Percebem que a saudade que sentiam do passado de nada adiantou para guiar o futuro. Duração 106 minutos.

Confira:

Que: Projeto ‘Cinema no Sete’;
Onde: Avenida Floriano Peixoto, em frente ao Teatro Sete de Setembro;
Quando: Todas as terças, a partir das 19hrs;