×

Meio Ambiente

Exemplares de araras-azuis-de-lear passam por exames clínicos

Exemplares de Arara-azul-de-lear

Os exemplares de Arara-azul-de-lear (Anodorhynchusleari) que fazem parte de um projeto para criação em cativeiro foram examinados por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio), informou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Os resultados devem ficar prontos no início do mês de novembro e serão enviados às instituições participantes do Programa.

Durante os exames clínicos, um grupo de trabalho do projeto coletou material biológico para diagnosticar diversos agentes que podem comprometer a saúde das aves.

As amostras estão sob os cuidados do laboratório do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde serão processadas.

O procedimento é determinante para o flocking – grande agrupamento de aves em idade reprodutiva que favorece o comportamento de livre escolha dos parceiros sexuais – e reprodução da espécie nas dependências do Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU).

Além da avaliação clínica, os pesquisadores avaliaram as instalações físicas oferecidas pelas instituições mantenedoras das aves, que devem estar de acordo com o que estabelece o protocolo de manejo da espécie.

“Essa visita foi positiva porque permitiu uma troca de experiências no manejo das aves sob diversos aspectos, sobretudo no que diz respeito à reprodução dos animais”, ressaltou o coordenador do Programa de Cativeiro, Eduardo Araujo.