×

Alagoas

Executivos gaúchos visitam Alagoas para possível instalação de fábrica

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido, nesta segunda-feira (19), com executivos da empresa gaúcha Condusvale, distribuidora de materiais elétricos que atua na região Sul do País. O encontro aconteceu na sede da Seplande e serviu para que os diretores da empresa discutissem pontos referentes a uma possível implantação de uma unidade fabril da Condusvale em Alagoas. A empresa pretende investir R$ 10 milhões na construção da fábrica, gerando cerca de 50 empregos diretos.
Durante a reunião, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, e o diretor de Relações com o Mercado da Seplande, Glifson Magalhães, passaram aos executivos todas as informações sobre o Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), destinado à promoção de meios e ao oferecimento de estimulados voltados ao desenvolvimento do setor industrial em Alagoas. Foram especificados todos os incentivos de financiamento, crédito e os locacionais contemplados pelo Programa.

O secretário Luiz Otavio Gomes destacou a importância do Programa para o desenvolvimento econômico de Alagoas que, nos últimos cinco anos, atraiu um número considerável de novos empreendimentos. “O crescimento do nosso Estado depende da parceria entre o Governo e a iniciativa privada. A Condusvale receberá toda a assessoria necessária dos nossos técnicos na viabilização de sua vinda para Alagoas”, destacou o secretário.

O diretor da Condusvale, Daniel Konzen, explicou que a empresa pretende, até o final do primeiro semestre de 2012, iniciar a implantação de uma indústria no Nordeste, que também contemple a distribuição na região Norte. De acordo com Konzen, a nova unidade fabril vai produzir cerca de 200 toneladas/mês de cabos elétricos de cobre e de alumínio, resultando num faturamento mensal de aproximadamente R$ 2 milhões.

O executivo afirmou que a escolha em instalar uma indústria no Nordeste se dá por questões logísticas de distribuição, além da demanda existente do tipo de material produzido pela Condusvale, principalmente para o setor da construção civil. Nesse sentido, a localização privilegiada de Alagoas seria de extrema importância para a distribuição dos produtos na região.

“Entendemos como uma necessidade implantar uma fábrica no Nordeste, região que atualmente conta com uma vasta carência desse tipo de material. Algumas demandas de produto necessitam ser solicitadas com até 120 dias de antecedência para que o andamento das operações não seja interferido, queremos conquistar esse mercado, oferecendo um menor tempo de entrega dos materiais”, destacou.

Ao final da reunião, os executivos e o diretor Glifson Magalhães visitaram possíveis locais para implantação da fábrica, no Núcleo Industrial Bernardo Oiticica, no bairro do Tabuleiro. A empresa pretende se instalar em uma área total de 5 mil m², sendo 3 mil m² para a edificação da indústria.

Tradição
A Condusvale atua há 35 anos com sua central de distribuição localizada no município de Venâncio Aires, no interior do Rio Grande do Sul. Refletores, lâmpadas, cabos de rede e fios sólidos são alguns dos produtos distribuídos nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul pela empresa.