Ex-dirigente citou setores nos quais tem investimentos
O ex-diretor de investimentos e titular do conselho deliberativo da fundação dos economiários federais (Funcef), Demósthenes Marques, afirmou agora há pouco que o fundo tem recuperado os investimentos feitos nos últimos anos. Segundo ele, tem sido feito um esforço de 2004 a 2012 para recuperação de investimentos que foram prejudicados, como no período das privatizações das telecomunicações. Ele depõe na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Fundos de Pensão.
Marques também explicou que há montantes significativos de melhorias nos planos de previdência e que, no período em que foi responsável pelo fundo, a rentabilidade superou a Selic, meta atuarial e a Bovespa, ao contrário do que aconteceu nos anos 1990.
“A rentabilidade não foi para lugar nenhum, continua no Funcef. Saiu de R$ 10 milhões e foram para R$ 40 bilhões”, disse o ex-diretor.
Sobre a alocação dos investimentos do fundo, Marques explicou que o Funcef desenvolveu um modelo próprio de alocação de ativos de investimentos. “Um modelo estatístico muito robusto, que é um dos modelos mais avançados dos fundos de pensão, e obedece as melhores técnicas em todo o mundo”, explicou.
O ex-dirigente citou alguns setores nos quais o fundo tem investimentos, como óleo, petróleo, gás e o setor energético. “Não há decisão isolada. Cada investimento é feito com análise de diversas áreas. As aprovações são feitas de forma colegiada, de forma transparente”, disse.
A reunião acontece no plenário 3.
